Avaliação do Sistema Cardiovascular
O coração, os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo. Doenças cardiovasculares são uma classe de doenças que afetam o coração ou os vasos sanguíneos. Entre essas doenças estão as doenças arteriais coronárias, como a angina de peito e o infarto agudo do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais (AVC), cardiopatia hipertensiva, febre reumática, miocardiopatia, arritmia cardíaca, cardiopatia congênita, valvulopatias, cardite, aneurisma da aorta, doença arterial periférica, trombose venosa, entre outras. Dessa forma, uma avaliação cardiovascular completa focada nos sinais e nos sintomas associados aos exames complementares é imprescindível. Uma avaliação cardiovascular inclui os aspectos da anamnese, exame físico geral, exames complementares pertinentes ao aparelho cardiovascular, que inclui exame dos pulsos arteriais e venoso jugular, verificação da pressão arterial, inspeção, palpação e ausculta do precórdio.
0
0
0
1
A frequência cardíaca (FC) é a velocidade do ciclo cardíaco medida pelo número de contrações do coração por minuto (bpm). Sobre a FC, marque o item correto.
A FC sofre influências de acordo com a idade, o nível de condicionamento físico e as diferentes condições ambientais.
A FC de repouso (FCR) varia, em média, de 40 a 100 bpm.
No início de um exercício físico, a FC se eleva devido a um aumento do tônus parassimpático.
Uma das fórmulas para descobrir a FC ideal no repouso é: FCmax = 220 – idade.
A FC é maior em indivíduos bem condicionados aerobiamente.
2
A finalidade do exame físico e a anamnese é a coleta de sinais e sintomas para que se possam elaborar hipóteses de diagnóstico. Deve-se cumprir uma sequência lógica, completa e minuciosa em duas fases: anamnese e exame físico. Sobre o exame físico e a anamnese, marque a opção verdadeira.
Na anamnese, são pesquisados os sintomas por meio de um questionário entregue ao paciente.
A finalidade do exame clínico é a coleta de sinais e sintomas para que se possam elaborar hipóteses de diagnóstico.
A queixa principal é descrita com as palavras do fisioterapeuta de acordo com o que ele interpretou do caso.
Durante a anamnese, o fisioterapeuta não deve interromper a fala do paciente nem auxiliá-lo com perguntas.
A anamnese não necessita de uma ordem cronológica dos fatos.
3
Anamnese é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu doente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou uma resposta humana aos processos vitais no caso do profissional. Em relação ao item histórico familiar, é correto afirmar:
no histórico familiar, interessa saber se os pais estão vivos e se são saudáveis. Se forem falecidos, deve-se investigar a causa para correlacionar com a queixa atual do paciente.
histórico familiar são as doenças que acometeram o paciente, as cirurgias realizadas, internações prévias e os distúrbios sistêmicos.
no histórico familiar, adquirem-se informações sobre toda a história médica do paciente, mesmo das condições que não estejam relacionadas com a doença atual.
no histórico familiar, não é necessário pesquisar distúrbios sistêmicos que tenham vínculo genético.
a história familiar avalia os aspectos culturais e emocionais.
4
Pressão arterial é a pressão do sangue dentro das artérias, mantida pela força propulsora do coração, elasticidade da aorta e resistência ao fluxo sanguíneo exercida pelas artérias pequenas. No ser humano, é, habitualmente, medida pelo método auscultatório e é caracterizada por dois valores (sistólica e diastólica). Em relação à pressão arterial, marque a resposta correta.
Diastólica é conhecida como pressão máxima e sistólica como pressão mínima.
Valores acima de 140/90 mmHg são classificados como estágio de hipertensão 1.
O estágio pré-hipertensão é classificado acima de 140/90 mmHg.
Diastólica é conhecida como pressão máxima e sistólica como pressão mínima.
Sístole é a fase de relaxamento.
5
Para a realização do exame físico cardíaco, é possível utilizar algumas técnicas: inspeção, palpação e ausculta. Durante a utilização dessas técnicas, deve-se solicitar ao paciente que ele se mantenha em decúbito dorsal ou em decúbito dorsal parcialmente virado para o lado esquerdo. De acordo com as técnicas inspeção, palpação e ausculta, marque a resposta correta.
A ausculta avalia as bulhas cardíacas, enchimento ventricular e fluxo sanguíneo pelas valvas cardíacas, bem como o ritmo.
Na percussão, é possível verificar a pulsação na região epigástrica, sendo decorrente da transmissão das pulsações aórticas para parede abdominal.
A ausculta cardíaca avalia os limites normais da área cardíaca.
Na percussão, é possível escutar as bulhas cardíacas.
Na ausculta, é possivel verificar a localização do coração.