1
Toda cidade está dividida entre os espaços públicos e os privados. Os espaços públicos são os lugares administrados pelo governo e pertencem à população.
FALSO
VERDADEIRO
2
Os espaços privados são livres e abertos a todos, entre eles estão as praças, ruas e praias. Nos lugares privados as pessoas circulam livremente, entretanto, há espaços privados de acesso controlado, como por exemplo, as escolas e hospitais.
VERDADEIRO
FALSO
3
Os ambientes domésticos são espaços públicos. As moradias são espaços de convívio familiar. Esses espaços, geralmente, são planejados para atender às necessidades de seus usuários.
FALSO
VERDADEIRO
4
Os museus possuem em seus acervos esculturas , pinturas e objetos que contam um pouco sobre a história e cultura de uma cidade.
FALSO
VERDADEIRO
5
Os espaços públicos, são administrados pelos poderes públicos (prefeitura, governo do estado e governo federal) e sustentados por meio dos impostos pagos por todos os cidadãos. Há também os espaços privados (que pertencem a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma empresa).
FALSO
VERDADEIRO
6
As ruas e praças são espaços de circulação e lazer, onde as pessoas podem circular sem a preocupação de cuidar e preservar esses espaços.
VERDADEIRO
FALSO
7
Vaqueiros são homens do campo, seu principal trabalho é cuidar do gado.
VERDADEIRO
FALSO
8
Na comunidade urbana, há muitas coisas em comum, por exemplo, alguns serviços como eletricidade, água e esgoto tratados, transportes coletivos, comunicação, rede de bancos e um comércio muito variado. Nas cidades, as casas ou apartamentos são construídos bem junto uns dos outros.
FALSO
VERDADEIRO
9
Por que as pessoas deixam a zona urbana para morar na zona rural? Por vários motivos. O principal deles é o processo de substituição do homem pela máquina no campo. Dessa forma, um único equipamento realiza o trabalho que seria feito por muitos trabalhadores. Esse processo contribui para o desemprego desses trabalhadores, que se mudam para as cidades em busca de emprego.
FALSO
VERDADEIRO
10
Na minha propriedade trabalho eu, minha mulher e os meus filhos. Dedicamos principalmente ao cultivo de milho, feijão e mandioca. Porém, realizamos também a criação de animais como aves, porcos e cabeças de gado. O que produzimos têm pelo menos três destinos, parte é usada para o sustento da nossa família, a outra parte é vendida aqui na feira local ou para os centros de abastecimento da cidade. O texto acima retrata o cotidiano da zona urbana.
FALSO
VERDADEIRO
11
O carro de boi é um dos mais antigos meios de transporte, utilizado no campo e na cidade.
FALSO
VERDADEIRO
12
A saída do homem do campo e o aumento da população mundial, fez com que fosse necessário investir em tecnologia no campo para atender às necessidades de produção.
FALSO
VERDADEIRO
13
Nas cidades há formas para as pessoas se distraírem: cinemas, teatro, zoológico, parques, televisão, etc.
VERDADEIRO
FALSO
14
No campo, onde a vida é mais simples e não há muita escolha de lazer, as pessoas se divertem pescando, andando a cavalo, tomando banho de rio, cachoeira, etc.
FALSO
VERDADEIRO
15
Sou empregado de uma grande fazenda produtora de soja, meu trabalho está relacionado à condução das máquinas que fazem o plantio, a adubação e a colheita da soja. Tudo o que é produzido é levado para os portos, transportado em navios e vendido para países europeus. Aqui o número de trabalhadores é bem pequeno, pois usamos muita tecnologia.
FALSO
VERDADEIRO
16
Espaços privados ou particulares são mantidos pelos proprietários, eles cuidam e fazem a manutenção para a sua preservação.
VERDADEIRO
FALSO
17
“O trabalho sempre foi um motor que move uma sociedade e todo tipo de civilização. Ao longo do tempo, o trabalho mudou e se reformulou de acordo com as necessidades de cada época em cada cultura. Ao trabalhar, as pessoas transformam a natureza e modificam as paisagens.”
VERDADEIRO
FALSO