1
1. A garantia da qualidade abrange todas as medidas adotadas para garantir que os medicamentos estejam dentro de padrões de qualidade exigidos, desde o projeto do produto, envolvendo toda a infraestrutura e instalações, procedimentos até o produto final. Assinale a alternativa que apresenta a correta atividade que deve ser assegurada pela Garantia da Qualidade:
A Garantia de Qualidade deve assegurar que os medicamentos sejam planejados e elaboradores do modo mais econômico para empresa, para viabilizar sua produção, podendo ser suprimida algumas etapas de controle para agilizar o processo, desde que se realize a análise final do produto.
Os desvios de qualidade devem ser relatados, investigados e registrados.
Não é necessário procedimento para autoinspeção ou auditoria interna quando a empresa decide realizar essa atividade com empresa terceirizada.
A descrição de cargos é desnecessária quando a empresa apresentar organograma funcional.
É necessário conduzir uma avaliação de qualidade inicial antes de lançar o produto, após essa avaliação, ele é considerado seguro e pode ser comercializado por tempo indefinido.
2
2. Os serviços de alimentação devem dispor de Manual de Boas Práticas, de acordo com a legislação vigente, e devem ser atualizado e todos os envolvidos devem conhecer seu conteúdo. Para isso, devem ser treinados no Manual e em todos os procedimentos elaborados para garantir as Boas Práticas. O objetivo do manual de Boas Práticas é:
Estabelecer os procedimentos higiênico-sanitários que devem ser adotados pelos serviços de alimentação.
Estabelecer as instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras de manipulação de alimentos
Estabelecer padrões microbiológicos e sanitários para alimentos.
Identificar, avaliar e controlar perigos significativos para a inocuidade de alimentos.
Descrever os procedimentos higiênico-sanitários realizados pelo estabelecimento.
3
3. A química de produtos naturais, como o nome sugere, estuda substâncias obtidas da natureza e está mais comumente relacionada com a química das plantas (fitoquímica). Estas substâncias são importantes porque muitas são usadas terapeuticamente na Medicina. As plantas medicinais têm suas propriedades relacionadas aos compostos chamados princípios ativos presentes nelas. O crescente uso de fitoterápicos justifica o estudo destas plantas. Baseando-se nos conhecimentos adquiridos sobre a identificação e desenvolvimento de fármacos de origem natural, avalie as afirmações a seguir: I - A química de produtos naturais tem como principal objetivo registrar os constituintes do metabolismo primário, por meio de isolamento e determinação estrutural. II – A importância de se conhecer os grupamentos vegetais é a possível determinação das potencialidades terapêuticas e de sua toxicidade, informações que proporcionarão as condições para elaboração de estratégias de utilização do produto. III - A identificação dos grupos de componentes ativos das plantas, a determinação estrutural e sua relação com a atividade biológica das plantas são atividades multidisciplinares embasadas nos conhecimentos da química medicinal, fisiologia, bioquímica e biologia molecular, entre outros campos. É correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
4
4. Para obtenção de extratos semipurificados, utiliza-se a extração com solventes de diversas polaridades com o objetivo de isolar os compostos pela afinidade por esses solventes. Essa é uma atividade importante para elucidação estrutural dos compostos. Associe o solvente com os principais compostos extraídos: A) HEXANO B) DICLOMETANO C) ACETATO DE ETILA D) BUTANOL ( ) Lignanas, flavonoides metoxilados e triterpenos. ( ) Flavonoides, taninos, compostos fenólicos. ( ) Esteroides, terpenos e acetofenonas. ( ) Flavonoides glicosilados, taninos e saponinas. Assinale a alternativa que contém a sequência correta de resposta.
B, C, A, D.
C, B, A, D.
A, C, B, D.
A, C, D, B.
B, A, D, C.
5
5. O recurso das modificações moleculares é muito explorado, apesar do custo e tempo envolvidos, pela necessidade de se buscar novas alternativas que melhorem a saúde da população e pelo retorno financeiro que proporciona. Para isso, empregam-se diversas metodologias, com o objetivo de conseguir reduzir o tempo de descoberta e lançamento dessas novas moléculas. Avalie as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. I. A probabilidade de se obter moléculas farmacológicas semelhantes ao protótipo é uma desvantagem das modificações moleculares. II. Obter moléculas semelhantes ao protótipo é uma vantagem pois as técnicas de síntese e ensaios costumam ser semelhantes às do protótipo, facilitando as atividades. III. A adição de substituintes durante uma modificação pode afetar o transporte através da membrana, o transporte nos líquidos corporais e promover restrições ou melhorias na ligação com o sítio ativo. V. A duplicação molecular compreende a união de características estruturais de dois compostos bioativos diferentes em uma única estrutura. A ideia é conseguir um composto híbrido, que apresente as características das duas moléculas iniciais em uma única estrutura, sendo também denominado também de dual, duplo ou misto. Assinale a alternativa que representa a sequência correta de respostas.
F, V, V, F.
F, F, V, F.
F, F, V, V.
V, V, V, F.
V, V, F, F.
6
6. Analise as afirmações a seguir: I – Farmacóforo é o nome dado ao grupamento responsável pelo efeito farmacológico. II – Coeficiente de partição é o índice de divisão da molécula até a obtenção do grupo farmacofórico, ou seja, quando a molécula pode ser modificada sem alterar seu farmacóforo. III – O tamanho da molécula pode interferir na sua distribuição. Moléculas muito pequenas têm mais dificuldade para se difundir entre os compartimentos corporais, precisando, em alguns casos, ser administradas direto no compartimento de ação. IV – São denominadas portadoras especiais as moléculas adicionadas ao farmacóforo que são reconhecidas pelo corpo como substâncias essenciais, como açúcares e aminoácidos, facilitando os transportadores de membrana. É correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II, III, IV, apenas.