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(UFRN) A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na literatura barroca brasileira – compreende:
poesia épico-amorosa e obras dramáticas.
poesia satírica e contos burlescos
c) poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.
poesia confessional e autos religiosos
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A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:
“Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, …”
“...era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça …”
“… o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinha.
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O romance romântico teve fundamental importância na formação da ideia de nação. Considerando o trecho acima, é possível reconhecer que uma das principais e permanentes contribuições do Romantismo para construção da identidade da nação é a :
construção, em linguagem simples, realista e documental, sem fantasia ou exaltação, de uma imagem da terra que revelou o quanto é grandiosa a natureza brasileira.
expansão dos limites geográficos da terra, que promoveu o sentimento de unidade do território nacional e deu a conhecer os lugares mais distantes do Brasil aos brasileiros.
possibilidade de apresentar uma dimensão desconhecida da natureza nacional, marcada pelo subdesenvolvimento e pela falta de perspectiva de renovação.
consciência da exploração da terra pelos colonizadores e pela classe dominante local, o que coibiu a exploração desenfreada das riquezas naturais do país.
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Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte aproximação de opostos:
Aparentemente idealista, foi, na realidade, o primeiro momento do Naturalismo Literário
Voltado para temas nacionalistas, desinteressou-se do elemento exótico, incompatível com a exaltação da pátria.
Cultivando o passado, procurou formas de compreender e explicar o presente.
Embora marcado por tendências liberais, opôs-se ao nacionalismo político.
Pregando a liberdade formal, manteve-se preso aos modelos legados pelos clássicos.
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Assinale a alternativa falsa:
Romantismo, como estilo, não é modelado pela individualidade do autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.
Romantismo é um movimento de expressão universal, inspirado nos modelos medievais e unificado pela prevalência de características comuns a todos os escritores da época.
Romantismo, como estilo de época, consistiu basicamente num fenômeno estético-literário desenvolvido em oposição ao intelectualismo e à tradição racionalista e clássica do século XVIII.
Romantismo, ou melhor, o espírito romântico, pode ser sintetizado numa única qualidade: a imaginação. Pode-se creditar à imaginação a capacidade extraordinária dos românticos de criarem mundos imaginários.
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Teu romantismo bebo, ó minha lua, A teus raios divinos me abandono, Torno-me vaporoso ... e só de ver-te Eu sinto os lábios meus se abrir de sono. (Álvares de Azevedo, “Luar de verão”, Lira dos vinte anos) Nesse excerto, o eu lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu lírico manifesta a:
melancolia romântica.
ironia romântica.
aversão dos românticos à natureza
tendência romântica ao misticismo.
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São características da obra de Álvares de Azevedo: I. Álvares de Azevedo é considerado o escritor mais importante da segunda geração do Romantismo. É dele as principais obras do período: Noite na taverna, Macário e Lira dos Vinte Anos. II. Os temas desenvolvidos na obra de Álvares de Azevedo estabelecem uma importante relação dialógica com a estética desenvolvida durante a primeira fase do romantismo brasileiro. III. Sua obra Poesias é considerada o marco da segunda geração do Romantismo brasileiro, rompendo definitivamente com a tradição literária vigente ao abordar temas como o mistério, a morte, o sonho, a loucura e a degradação. IV. Álvares de Azevedo foi um dos principais representantes da literatura condoreira. Os poetas do condoreirismo estavam comprometidos com a causa abolicionista e com a causa dos oprimidos socialmente. V. O ambiente degradado dos textos de Álvares de Azevedo é fruto de sua imaginação fantasiosa, fortemente influenciada pelo escritor britânico Lord Byron.
a) I, III e V
I, IV e V.
II e IV.
I, III e V.
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(UFPR) Qual das informações sobre José de Alencar é correta?
A obra de José de Alencar, objetivando atingir a História do Brasil e a síntese de suas origens, volta-se exclusivamente para assuntos indígenas e regionalistas, sem incursões pelo romance urbano.
Alencar, apesar de todo o idealismo romântico, conseguiu, nas obras Lucíola e Senhora, captar e denunciar certos aspectos profundos, recalcados, da realidade social e individual, em que podemos detectar um pré-realismo ainda inseguro.
Alencar inaugurou a ficção brasileira com a publicação de sua obra Cinco minutos.
O indianismo de José de Alencar baseou-se em dados reais e pesquisa antropológica, apresentando, por isso, uma imagem do índio brasileiro sem deformação ou idealismo.
Alencar foi um romancista que soube conciliar um romantismo exacerbado com certas reminiscências do Arcadismo, manifestas, principalmente, na linguagem clássica.
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Quanto à temática e à cronologia, José de Alencar está enquadrado na seguinte estética:
Romântica.
Modernista.
Simbólico
Ultrarromântica.
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Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis. Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de
representações generalizadas acerca da vida de membros da sociedade por seus trabalhos e vida cotidiana.
fatos ficcionais, relacionados a outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor.
apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.
explicações da vida de um renomado escritor, com estrutura argumentativa, destacando como tema seus principais feitos.
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“O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mais falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo. O que aqui está é, mal comparando, semelhante à pintura que se põe na barba e nos cabelos, e que apenas conserva o hábito externo, como se diz nas autópsias; o interno não aguenta tinta. Uma certidão que me desse vinte anos de idade poderia enganar os estranhos, como todos os documentos falsos, mas não a mim. Os amigos que me restam são de data recente; todos os antigos foram estudar a geologia dos campos-santos. Quanto às amigas, algumas datam de quinze anos, outras de menos, e quase todas creem na mocidade. Duas ou três fariam crer nela aos outros, mas a língua que falam obriga muita vez a consultar os dicionários, e tal frequência é cansativa.” (Fragmento de Dom Casmurro, Machado de Assis) Após a leitura do fragmento do romance “Dom Casmurro”, podemos afirmar que Machado de Assis filiou-se ao estilo de época do:
Realismo
Parnasianismo
Modernismo
Simbolismo
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Fuvest "Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: a diferença radical entre este livro e o Pentateuco." (Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas). No fragmento, o autor afirma que:
vai começar suas memórias pela narração de sua morte.
vai adotar uma sequência narrativa invulgar.
que o levaram a escrever suas memórias foram duas considerações sobre a vida e a morte.
vai começar suas memórias pela narração de seu nascimento.