1
O Novo Testamento relata a inauguração de uma nova etapa da história da redenção, realizada com a vinda de Jesus e o dom da presença vital do Espírito Santo se tomou a característica principal da benção da nova aliança.
Falsa
Verdadeira
2
A palavra grega pneuma tem um campo de significado semelhante à ruah no Antigo Testamento, querendo expressar “vento”, “folego”, “respiração”, “vida” e “alma”.
Verdadeira
Falsa
3
Uma das passagens do novo testamento que mostra a trindade de forma clara é o nascimento virginal de Jesus.
Falsa
Verdadeira
4
Os símbolos do Espírito Santo no NT, por inferência, são O VENTO, O FOGO, A ÁGUA, E A POMBA.
Verdadeira
Falsa
5
Novo nascimento ou regeneração são os termos utilizados para se referirem á obra que o Espírito Santo opera na vida daqueles que ouvem e creem no evangelho que proclama a obra de Cristo.
Falsa
Verdadeira
6
Com respeito a obra do Espírito que aplica os méritos da salvação á vida dos que creem podemos afirmar que a obra de Cristo, sem seria incompleta sem esta obra do Espírito.
Verdadeira
Falsa
7
Uma das evidencias da personalidade distinta do Espírito Santo em relação aos demais entes da trindade está clara no argumento gramatical do texto de João 14.6 quando utiliza "allos paraklêtos" - OUTRO CONSOLADOR que realça a identidade diferente daquele que viria.
Verdadeira
Falsa
8
O termo grego utilizado para “consolador” é “parakletos”, que literalmente significa “estar ao lado” ou “acompanhar”. É um termo composto por duas partículas: a preposição “para” (ao lado de) e “kletos” do verbo “kaleo”, que significa “chamar”.
Verdadeira
Falsa
9
o termo Parakletos também é utilizado para referir-se a Jesus na epístola de João, portanto, podemos afirmar que embora sejam duas pessoas distintas eles exercem a mesma função na obra da redenção do povo de Deus.
Verdadeira
Falsa
10
É correta a seguinte formulação teológica sobre a trindade: O Pai é espirito eterno não criado; o Filho foi gerado na eternidade e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. O termo teológico que refere-se a esta formulação é PROCEDENCIA.
Falsa
Verdadeira
11
O termo que refere-se as obras operadas pelas pessoas da trindade é ECONOMIA e vem do grego: oikonomos. Dai, o termo, economia da trindade.
Falsa
Verdadeira
12
O Espírito Santo NÃO agia antes do pentecostes na vida dos fieis assim como passou a agir depois. Não há relatos antes do pentecostes sobre obras que o Espírito Santo só passou a operar depois do pentecostes.
Verdadeira
Falsa