Atividade da trilha roda de conversar

Atividade da trilha roda de conversar

Atividade itens enem

Imagem de perfil user: Maria Montana Rodrigues
1

As alternativas abaixo apresentam exemplos de fontes de energia não renováveis. Não é um exemplo dessa fonte energética:

Gás natural
Petroleo
Carvão mineral
Nuclear
Biomassa
2

Essa fonte de energia foi uma das mais utilizadas nos primórdios do processo de industrialização global. No Brasil, os maiores depósitos conhecidos desse recurso estão localizados no Sul do país, especialmente no estado de Santa Catarina. O enunciado apresenta características da seguinte fonte de energia:

Carvão mineral
Eólica
Gás natural
Biomassa
3

O aquecimento global tem sido um problema enfrentado por todas as nações. O uso de fontes de energia não renováveis é o responsável por esse aquecimento. Assinale qual é a fonte de energia mais recomendável para que haja uma diminuição dos gases causadores do aquecimento global.

Gás natural
Vento
Óleo diesel
Gasolina
Petróleo
4

Uma medida que contribui, no contexto das fontes de energia, para a redução dos impactos ambientais gerados pelas fontes não renováveis é a

substituição por fontes menos poluentes, como a lenha.
acentuação do uso de recursos finitos de energia
implantação de grandes usinas térmicas de
aceleração do emprego de carros movidos a gás
Diminuição do uso de automóveis com motor a combustão
5

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma desvantagem das fontes de energia não renováveis:

A intensificação de fenômenos climáticos.
A ocorrência de vários impactos no meio.
O aumento dos problemas respiratórios
O registro de impactos na atmosfera.
A pequena geração de energia elétrica
6

O Brasil já conseguiu a autossuficiência na produção de petróleo para o consumo interno, ou seja, não necessita importar essa fonte energética. Esse fato se deve à exploração das jazidas localizadas em vários pontos do território nacional. Nesse sentido, marque a alternativa que indica os maiores produtores de petróleo no Brasil.

Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e Espírito Santo.
São Paulo, Rio Grande do Norte e Bahia.
Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do
Rio de janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.
Acre, Rondônia, Amapá e Pará.
7

Marque a alternativa que indica a principal bacia produtora de petróleo em território brasileiro.

Bacia do Recôncavo Baiano
Bacia de Campos
Bacias de Sergipe-Alagoas e do Rio Grande do Norte
Bacia do Espírito Santo
Bacia Sedimentar Amazônica
8

As reservas petrolíferas estão relacionadas a um tipo de formação geológica. Indique, corretamente, esse tipo de formação.

Aluviões quaternários.
Placas tectônicas.
Dobramentos cenozoicos.
Escudos cristalinos.
Bacias sedimentares.
9

Existe uma organização mundial que é formada pelos principais países produtores de petróleo. Esse bloco é responsável por controlar a produção e venda do produto, com o objetivo de obter maior lucratividade. Marque a alternativa que indica a organização em

Opep
União Europeia
Petrobras
Apec
10

No Brasil, no início do século XXI, foi descoberta uma grande reserva de petróleo localizada em camadas de 7 mil metros abaixo do nível do mar, podendo triplicar a produção nacional de petróleo e gás natural. Essa área é denominada:

Recôncavo Baiano
Bacia de Campos
Campo de Lobato
Pré-sal
11

a matriz energética brasileira é marcada pelo uso de fontes renováveis. Contudo, ainda há no país a predominância do uso de fontes não renováveis de energia. Em relação a esse uso, assinale a alternativa correta:

A biomassa é o combustível não renovável mais empregado em todo o país
A região Sudeste é a maior produtora de carvão mineral em todo o território.
O Brasil possui grande dependência de gás natural proveniente da Amazônia.
A energia nuclear é responsável pela maior parte da produção elétrica local.
O petróleo é a principal fonte de energia não renovável utilizada no Brasil.
12

A matriz energética brasileira tem grande participação de fontes renováveis de energia quando comparada às dos demais países industrializados. Qual fonte renovável de energia possui a maior participação na matriz energética brasileira?

Nuclear
Eólica
Petrolífera
Biomassa
Hidráulica
13

Sobre a matriz energética brasileira, assinale a alternativa INCORRETA:

O Brasil emite menos gases de efeito estufa por habitante do que a maioria das nações do mundo.
O petróleo e seus derivados ainda são a fonte de energia mais utilizada no Brasil
A matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo industrializado.
O Nordeste é o maior produtor de energia eólica do país. Já a energia solar é difundida em outras regiões, visto que vivemos em um país com alta insolação em virtude da sua localização.
A energia eólica e a solar representam juntas cerca de 75% da geração de eletricidade no Brasil.
14

A matriz elétrica difere-se da matriz energética, uma vez que a primeira diz somente da produção de energia elétrica do país. A produção elétrica brasileira é marcada pela utilização da fonte

solar.
eólica.
petrolífera.
Nuclear
hidráulica.
15

Nos últimos anos, o Brasil tem ampliado o uso de fontes alternativas de energia. O território brasileiro possui condições favoráveis para ao emprego dessas fontes, com destaque para

eólica e solar.
geotérmica e hídrica.
maremotriz e solar.
nuclear e eólica.
ondomotriz e eólica.
16

As fontes de energia podem ser classificadas, conforme a sua origem, em renováveis e não renováveis. As fontes renováveis de energia têm como principal característica a

necessidade de baixos investimentos financeiros para produção elétrica.
emissão de poluentes atmosféricos causadores do aquecimento global.
utilização de recursos naturais que possuem capacidade de regeneração.
dependência da utilização de combustíveis para a sua produção
utilização de elementos ambientais finitos para a produção energética.
17

Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes. A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:

Expansão das fontes renováveis.
Intensificação da dependência geotérmica.
Redução da utilização elétrica.
Ampliação do uso bioenergético.
Contenção da demanda urbano-industrial.
18

A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina. O ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do pais.
ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.
ágrande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.
à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços. para a conservação ambiental.
19

A idade da pedra chegou ao fim, não porque faltassem pedras; a era do petróleo chegará igualmente ao fim, mas não por falta de petróleo Considerando as características que envolvem a utilização das matérias-primas citadas no texto em diferentes contextos histórico-geográficos, é correto afirmar que, de acordo com o autor, a exemplo do que aconteceu na Idade da Pedra, o fim da era do Petróleo estaria relacionado:

Ao desenvolvimento tecnológico e à utilização de novas fontes de energia.
redução e esgotamento das reservas de petróleo
Ao desenvolvimento dos transportes e conseqüente aumento do consumo de energia
Ao excesso de produção e conseqüente desvalorização do barril de petróleo.
diminuição das ações humanas sobre o meio ambiente.
20

Em usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:

Utilizarem fontes de energia renováveis.
Independerem de condições climáticas.
Não provocarem impacto ambiental.
A energia gerada poder ser armazenada.
Dependerem das reservas de combustíveis fósseis.
21

Um banco inglês decidiu cobrar de seus clientes cinco libras toda vez que recorressem aos funcionários de suas agências. E o motivo disso é que, na verdade, não querem clientes em suas agências; o que querem é reduzir o número de agências, fazendo com que os clientes usem as máquinas automáticas em todo o tipo de transações. Em suma, eles querem se livrar de seus funcionários. HOBSBAWM, E. O novo século. São Paulo: Companhia das Letras, 2000 (adaptado). O exemplo mencionado permite identificar um aspecto da adoção de novas tecnologias na economia capitalista contemporânea. Um argumento utilizado pelas empresas e uma consequência social de tal aspecto estão em

responsabilidade social e redução do desemprego
diminuição dos custos e insegurança no emprego
pleno emprego e enfraquecimento dos sindicatos.
maximização dos lucros e aparecimento de empregos.
qualidade total e estabilidade no trabalho.
22

O uso intenso das águas subterrâneas sem planejamento tem causado sérios prejuízos à sociedade, ao usuário e ao meio ambiente. Em várias partes do mundo, percebe-se que a exploração de forma incorreta tem levado a perdas do próprio aquífero. No texto, apontam-se dificuldades associadas ao uso de um importante recurso natural. Um problema derivado de sua utilização e uma respectiva causa para sua ocorrência são:

Rebaixamento do nível da água — Bombeamento do poço equivalente à reposição natural.
Intrusão salina — Extração reduzida da água doce do subsolo
Contaminação do aquífero — Contenção imprópria do ingresso direto de água superficial
Superexploração de poços — Construção ineficaz de captações subsuperficiais.
Encarecimento da exploração sustentável — Conservação da cobertura vegetal local.
23

A pegada ecológica gigante que estamos a deixar no planeta está a transformá-lo de tal forma que os especialistas consideram que já entramos numa nova época geológica, o Antropoceno. E muitos defendem que, se não travarmos a crise ambiental, mais rapidamente transformaremos a Terra em Vênus do que iremos a Marte. A expressão “Antropoceno” é atribuída ao químico e prêmio Nobel Paul Crutzen, que a propôs durante uma conferência em 2000, ao mesmo tempo que anunciou o fim do Holoceno — a época geológica em que os seres humanos se encontram há cerca de 12 mil anos, segundo a União Internacional das Ciências Geológicas (UICG), a entidade que define as unidades de tempo geológicas. concepção apresentada considera a existência de uma nova época geológica concebida a partir da capacidade de influência humana nos processos

exógenos.
tectônicos.
eruptivos.
metamórficos.
magmáticos.
24

Quer um conselho? Vá conhecer alguma coisa da terra e deixe os homens em paz... Os homens mudam, a terra é inalterável. Vá por aí dentro, embrenhe-se pelo interior e observe alguma coisa de proveitoso. Aqui na capital só encontrará casas mais altas, ruas mais cheias e coisas parecidas ao que de igual existe em todas as cidades modernas. Mas ao contato com a terra você sentirá o que não pode sentir nas avenidas asfaltadas. O texto literário evidencia uma percepção dual sobre a cidade e o campo, fundamentada na ideia de

racionalidade economica
valorização da natureza.
progresso científico.
evolução da sociedade.
democratização do espaço.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.