1
"A linguagem passa a organizar o pensamento. a própria linguagem reorganiza o campo simbólico do sujeito que, então, passa a modificar seu pensamento - alterando a linguagem subsequente, e assim por diante. Dependente da interação com o outro, portanto, o símbolo é a construção de um sinal coletivo, quando o significado foi descolado de seu objeto." Segundo o que foi estudado no slide Atenção básica em saúde, o trecho acima se refere a:
A linguagem.
O sintoma como linguagem.
2
"Com o advento do SUS (1988), as políticas nacionais de saúde preconizam que o olhar sobre o paciente na saúde pública tende sempre a incluí-lo como ....... ......: o paciente é um ser que vive em rede social. É a partir do “território” de moradia do sujeito que os profissionais das equipes de saúde devem iniciar seu olhar sobre o sintoma ou queixa."
classe social.
sujeito social.
3
Quais são os princípios do SUS ?
Universalidade, equidade e integralidade.
Equidade, igualdade e integralidade.
4
Quais são os níveis de atenção à saúde e onde elas atuam?
Atenção primária (básica)-postos de saúde, secundária (média)-CAP'S, modelos psicoterápicos e terciária(alta)- hospitalar.
Atenção primária (básica)-hospitalar, secundária (média)-CAP'S, modelos psicoterápicos e terciária(alta)- postos de saúde.
5
As intervenções que se inserem na equipe multiprofissional incluem:
educação permanente, controle social, acolhimento e organização da demanda, diagnóstico de saúde, enfoque de atenção à saúde da família e da comunidade, organização de ações de promoção de saúde, mas não incluem intervenção clínica junto ao paciente ou ao seu sistema íntimo – seja através de atendimentos domiciliares ou ambulatoriais.
educação permanente, controle social, acolhimento e organização da demanda, diagnóstico de saúde, enfoque de atenção à saúde da família e da comunidade, organização de ações de promoção de saúde, intervenção clínica junto ao paciente ou ao seu sistema íntimo – seja através de atendimentos domiciliares ou ambulatoriais.
6
"Relacionada ao trabalho preventivo, a medidas para evitar o surgimento de doenças e o incentivo para a manutenção e melhoria dos aspectos da saúde. " O trecho acima se refere a qual alternativa?
Atenção primária
Atenção secundária
7
Possui uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF) composta por, no mínimo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal. Assinale a alternativa correta?
I,III e IV.
I,II,III e IV.
8
O que é o ESF?
Estrutura da Saúde da Família.
Estratégia Saúde da Família.
9
A estratégia de saúde da família (ESF) garante serviços à população baseados em suas necessidades. E o que o atendimento leva em consideração?
O atendimento leva em consideração em suas ações de cuidado o contexto de vida do sujeito (físico, econômico e social), para que a partir da análise deste possa ser projetado um cuidado integral que vá além das práticas curativas. Dentro desse contexto a ser considerado, fatores como a acessibilidade geográfica, definida como a distância entre a população e os recursos de saúde, e a acessibilidade organizacional, caracterizada como o modo de organização dos serviços de saúde, se apresentam, em alguns casos, como grandes desafios a serem considerados na implementação da assistência (OLIVEIRA; PEREIRA, 2013).
O atendimento leva em consideração em suas ações de cuidado o contexto de morte do sujeito (físico, econômico e social), para que a partir da análise deste possa ser projetado um cuidado integral que vá além das práticas curativas. Dentro desse contexto a não ser considerado, fatores como a acessibilidade geográfica, definida como a distância entre a população e os recursos de saúde, e a acessibilidade organizacional, caracterizada como o modo de organização dos serviços de saúde, se apresentam, em alguns casos, como grandes desafios a serem considerados na implementação da assistência (OLIVEIRA; PEREIRA, 2013).
10
As equipes de Saúde da Família Ribeirinhas e as Unidades Básicas de Saúde Fluviais estão direcionadas para o atendimento da população ribeirinha da Amazônia Legal e Pantanal Sul-Mato-Grossense, respectivamente. Considerando as especificidades locais, os municípios podem optar entre dois arranjos organizacionais para equipes de Saúde da Família, além dos existentes para o restante do País. Quais são esses arranjos ?
I. Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas (eSFR): desempenham a menor parte de suas funções em Unidades Básicas de Saúde (UBS) construídas/localizadas nas comunidades pertencentes a regiões à beira de rios e lagos cujo acesso se dá por meio aéreo; e
II. Equipes de Saúde da Família Fluviais (eSFF): desempenham suas funções em Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF).
I. Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas (eSFR): desempenham a maior parte de suas funções em Unidades Básicas de Saúde (UBS) construídas/localizadas nas comunidades pertencentes a regiões à beira de rios e lagos cujo acesso se dá por meio fluvial; e
II. Equipes de Saúde da Família Fluviais (eSFF): desempenham suas funções em Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF).
11
As práticas de promoção de saúde e prevenção de agravos voltados as necessidades locais incidem diretamente nos problemas da comunidade. A .......... acerca de situações como a importância da vacinação, da transmissão da malária, do acompanhamento pré-natal, da amamentação, e a oferta desses serviços com estrutura, materiais e profissionais necessários para que essas orientações se concretizem e trazem para o contexto social............ .
educação em saúde e mudanças significativas.
mudanças significativas e educação em saúde.
12
Qual é o papel do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF)?
Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados em 2006 pelo Ministério da Saúde, têm o papel de apoiar a consolidação da Atenção Terciária no Brasil dando suporte à ESF, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, diminuindo resolutividade e a abrangência das ações.
Os NASFs configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF), com as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da
Saúde.
Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados em 2008 pelo Ministério da Saúde, têm o papel de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil dando suporte à ESF, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, aumentando resolutividade e a abrangência das ações.
Os NASFs configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF), com as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da
Saúde.
13
Qual é o papel do psicólogo na atenção básica?
No nível 1, ou seja, na atenção básica, o psicólogo encontrará o sintoma em processo de
desinstalação, configurando-se na trama de relações subjetivantes da vida cotidiana. O fazer psicológico consiste em intervenções longas, muitas vezes de um único contato, em que se estabelece um diálogo focado na autopercepção e fortalecimento da autonomia, e não em atenção psicoterápica de nível secundário.
No nível 1, ou seja, na atenção básica, o psicólogo encontrará o sintoma em processo de
instalação, configurando-se na trama de relações subjetivantes da vida cotidiana. O fazer psicológico consiste em intervenções curtas, muitas vezes de um único contato, em que se estabelece um diálogo focado na autopercepção e fortalecimento da autonomia, e não em atenção psicoterápica de nível secundário.
14
Segundo o que foi estudado, como é a atuação do psicólogo na atenção primária à saúde?
Em alguns casos, a prática do psicólogo na atenção básica envolve desafios metodológicos no
acolhimento ao paciente, mesmo que se trate apenas de um acolhimento inicial. Ocorre que, no
contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF), uma vez que o psicólogo pertence à
equipe máxima, encontrará facilidades em acompanhar longamente cada caso clínico
encaminhado.
É o caso das psicoses, das ações de violência intrafamiliares, abusos corporais, rupturas abruptas no ciclo vital - tais como mortes, assassinatos, etc. Enfim, não é raro que o psicólogo encontre necessidade de encaminhar o paciente para outro nível de atenção.
Em alguns casos, a prática do psicólogo na atenção básica envolve desafios metodológicos no
acolhimento ao paciente, mesmo que se trate apenas de um acolhimento inicial. Ocorre que, no
contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF), uma vez que o psicólogo não pertence à
equipe mínima, encontrará dificuldades em acompanhar longamente cada caso clínico
encaminhado.
É o caso das psicoses, das ações de violência intrafamiliares, abusos corporais, rupturas abruptas no ciclo vital - tais como mortes, assassinatos, etc. Enfim, não é raro que o psicólogo encontre necessidade de encaminhar o paciente para outro nível de atenção.
15
O psicólogo na atenção básica pode ser uma peça-chave na rede de atenção para realizar uma mediação. Esse profissional atua junto ao paciente psiquiátrico, à sua família e a pessoas significativas, buscando o ..............e o ..........................................................mediante intervenções de rede e ações intersetoriais. Esse trabalho visa à preparação e ao auxílio às famílias no acompanhamento do paciente psiquiátrico e à (re) inserção social do mesmo na comunidade, ................................ . (Böing et al, 2009)
reduzindo a estigmatização, reconhecimento, desenvolvimento de rede social e afetiva de apoio.
reconhecimento, desenvolvimento de rede social e afetiva de apoio, e reduzindo a estigmatização.
16
Está claro para o psicólogo qual é o seu papel em cada um dos níveis da atenção?
para os psicólogos, ainda está claro qual é o seu papel em cada um dos níveis de
atenção.
para os psicólogos, ainda não está claro qual é o seu papel em cada um dos níveis de
atenção, o que resulta em confusões e desconhecimento das possibilidades de atuação por
parte dos próprios profissionais.
17
O sistema de saúde necessita contar com psicólogos locados nas unidades de saúde, fazendo parte da equipe de saúde, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar voltado para a atenção integral à saúde, e psicólogos especialistas locados nos núcleos e centros de nível ....... (NASF, CAPS).
secundário
primário
18
A ................ da atenção básica à saúde é um processo social e político importante para a realização dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
Interiorização
territorialização
19
“medicamentos, equipamentos, procedimentos técnicos e sistemas organizacionais, mas também informacionais e educacionais, especialmente as chamadas “tecnologias leves” que envolvem as relações e compreendem a política de humanização com acolhimento, a escuta qualificada, o projeto terapêutico singular e o matriciamento das ações de saúde” O trecho acima se refere a:
Territorialização.
Tecnologias em saúde .