As belas Artes no Brasil.
A primeira missa no Brasil é um quadro famoso na história da arte brasileira, e a vinda da Missão Francesa ao Brasil foram marcos importantes em nossa história com as Artes.
0
0
0
1
O quadro a "Primeira missa no Brasil" retrata a verdade do momento em que os portugueses realizavam a primeira cerimônia religiosa do país, ao aportarem nestas terras que viria ser o Brasil?
Sim, realmente o quadro reflete este momento registrado na pintura do artista e na história do Brasil.
Não, esta é uma cena imaginada pelo pintor. O que a história desmistifica este fato.
2
A imagem ao lado é a "A primeira Missa na Cabília" pintada em 1854, e que serviria de referência a um pintor brasileiro para realizar sua obra então muito famosa na história da arte brasileira, este pintor seria?
José de Alencar
Pedro Américo
Victor Meirelles
3
Victor Meirelles de Lima foi rejeitado pela sociedade brasileira após a queda do 2º império, pobre e sem alunos teria dito ao seu único discípulo e amigo: "Se tivesse outra chance faria sua vida tomar outros caminhos". Tendo como resposta?
"Temos a arte para não morrer da verdade."
"Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema."
"E que outros caminhos levariam o senhor à Primeira Missa?"
4
Sobre a leitura da imagem: " Independência Ou Morte - Obra De Pedro Americo - 1888 ". Assim como o quadro "Primeira missa no Brasil" este tinha o objetivo de?
A ideia da obra era ressaltar o poder monárquico do recém-instaurado império.
A ideia era estimular a criação de uma identidade nacional, como na pintura "Primeira missa no Brasil".
A ideia da obra era mostrar de forma glamurosa a cena de Dom Pedro I, vista pelo pintor Pedro Americo, a independência do Brasil.
5
O quadro a "primeira Missa no Brasil" pintado por Victor Meirelles fazia parte de uma ideia maior, qual?
Um projeto nacional que visava construir uma memória histórica brasileira por meio da pintura e outros símbolos nacionais, uma identidade brasileira.
Um projeto nacional que visava elevar a memória histórica lusitana, por meio dos ritos representados na pintura, tendo como um heroi nacional a figura de Victor Meirelles.
Um projeto nacional que visava demonstrar a fragilidade de nossa cultura, e a dominação cultural sobre outros povos representados na pintura, criando assim uma identidade brasileira.
6
Assim como os outros artistas que aportaram, Debret contribuiu para o desenvolvimento das belas-artes no Brasil e também soube construir uma interpretação bastante rica da vida nos trópicos, no século XIX. Na pintura ao lado o pintor opta por:
Mostrar o sapateiro punindo um escravo negro com a palmatória, um instrumento de uso frequente pelos senhores de escravos, reflexo da realidade vista pelo pintor.
Mostrar o sapateiro punindo um escravo negro com a palmatória, deixando o pintor horrorizado com o atraso cultural e social existente no Brasil, a pintura torna-se assim um registro severo e critico do pintor ao Brasil.
Mostrar o sapateiro punindo um escravo negro com a palmatória, uma realidade comum vista pelo pintor em sua sociedade.
7
Dom João VI, Príncipe-Regente de Portugal, fugindo da Europa para o Brasil, conversa com o Conde da Barca, preocupado em instituir no país uma educação formal em arte e ofícios, dessa forma no Brasil se deu:
Através da criação do ensino superior acadêmico inserindo o estilo do Neoclassicismo e o fortalecimento das elites burguesas e escravagistas.
Através de um sistema de ensino superior acadêmico em uma sociedade retrógada, em qua arte vinha como ferramenta política.
Através de um panorama das Belas-Artes no país introduziria o sistema de ensino superior acadêmico e fortaleceria o estilo do Neoclassicismo, influenciando o seu aparecimento aqui no Brasil.
8
Em relação ao trabalho de Vítor Meireles, podemos afirmar que:
Priorizava temas mitológicos e bíblicos, seguindo o modelo clássico grego e renascentista nas novas terras (Brasil) recém descobertas.
Desenvolveu as técnicas da pintura paisagística, sendo um ícone do tema.
Dava importância a temas históricos e bíblicos.
9
A missão artística francesa implantou uma política de produção artística no Brasil, com a criação de escolas de arte. Essa política foi observada também na arquitetura com a implantação do estilo?
Barroco
Romântico
Neoclássico
10
A presença da família real portuguesa no Brasil, motivou entre outros eventos, a vinda da Missão Artística Francesa, porque.
Somente artistas franceses poderiam retratar, com exatidão e competência, a paisagem e os costumes brasileiros, modificando com a vinda da família real para a colônia.
O estilo neoclássico trazido pelos artistas franceses traduzia o mdelo ideal de civilização, de acordo com os padrões da classe dominante européia, sendo essa a imagem que o governo português desejava transmitir, nesse momento, do Brasil.
Era necessário criar, na colônia, uma Academia Real de Belas Artes, a fim de cultivar e estimular, nos trópicos, a admiração pelos padrões intelectuais e estéticos portugueses, reconhecidamente superiores.
11
Quem era o responsável pela Missão Francesa que chegou no Brasil?
Antonio de Araújo de Azevedo
Joaquim Lebreton
Jean-Baptiste Debret
12
A Missão Francesa foi contratada para permanecer quantos anos no Brasil?
5 anos
10 anos
15 anos
13
O livro de aquarelas de Jean Baptiste Debret, artista da Missão Francesa recebeu o nome de?
Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil
Viagem, Arte e Cultura Brasileira
Viagem e Arte no Brasil
14
No legado do pintor frances Debret para a história do Brasil esta:
15
Em 1916, Dom João fundou a?
Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios,com objetivo de capacitar homens para agricultura, mineralogia, indústria e e comércios buscando preparar o Brasil para o futuro.
Escola Acadêmica de Belas Artes, com objetivo de equalizar o pensamento do homem europeu visivelmente superior ao do brasileiro comum.
Escola Real de Belas Artes, com objetivo de capacitar artistas buscando preparar o Brasil para as Artes.