1
sobre o fala o arcadismo
a vida tranquila do campo
a agitação da vida urbana
2
Quem foi um dos principais escritores brasileiros desse período ?
Antônio Francisco de Lisboa
Antônio Gonzaga
3
A conhecida pintura de Pedro Américo (1840-1905) remete a um fato histórico relacionado à seguinte escola literária brasileira:
Romantismo
naturalismo
Arcadismo
Barroco
4
Que havemos de esperar, Marília bela? que vão passando os florescentes dias? As glórias que vêm tarde já vêm frias, e pode, enfim, mudar-se a nossa estrela. Ah! não, minha Marília, aprovei-te o tempo, antes que faça o estrago de roubar ao corpo as forças, e ao semblante a graça! Assinale o movimento literário ao qual ele pertence, bem como o seu autor:
Arcadismo, de autoria de Tomás Antônio Gonzaga.
Romantismo, de autoria de Gonçalves Dias.
Arcadismo, de autoria de Santa Rita Durão.
5
essa obra tem características do
realismo
arcadismo
barroco
6
Sobre as características do Arcadismo, é correto afirmar, exceto:
Apego excessivo pela forma em detrimento do conteúdo. O Arcadismo defendeu a “arte pela arte”, um retorno aos ideais literários clássicos.
O desejo de aproveitar o dia e a vida enquanto é possível, também conhecido como carpe diem.
Como expressão artística da burguesia, o Arcadismo veiculou também certos ideais políticos e ideológicos dessa classe, formulados pelo Iluminismo.
Os poetas árcades defendiam o bucolismo como estilo de vida no campo, longe dos centros urbanos. A vida pobre e feliz no ambiente campestre contrasta com a vida luxuosa e triste na cidade.
7
Uma das afirmações abaixo é incorreta. Assinale-a:
A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica
A morte de Moema, índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uraguai, de Basílio da Gama.
O poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português
O escritor árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão.
O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita.
8
O Arcadismo no Brasil surgiu em 1768. Que obra marcou o seu início?
“Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa.
“O Mulato”, de Aluísio de Azevedo.
“Missal”, de Cruz e Souza.
9
Levando em consideração que, em sua produção literária, Gregório de Matos dedicou-se também à sátira irreverente, pode-se afirmar que os versos se marcam:
Pelo negativismo, pois o eu lírico condena a sociedade pelo viés da religião
Pelo sentimentalismo, fruto da sintonia do eu lírico com a sociedade.
Pela ironia, já que o eu lírico supõe que todas as pessoas são desonestas.
Pela indiferença, decorrente da omissão do eu lírico com a sociedade
Pela indignação, advinda de um ideal moralizante expresso pelo eu lírico