1
João aluno do curso de odontologia irá realizar seu primeiro procedimento em uma paciente. Será a exodontia do dente 36. Durante a fase de planejamento o professor orientou sobre o tipo da anestesia por se tratar de uma paciente gestante. Em relação aos riscos dos anestésicos locais para gestação é incorreto afirmar que:
Mepivacaína atravessa a placenta mais rapidamente.
Bupivacaína tem efeito prolongado.
Bupivacaína causa carditoxidade.
Prilocaína ,Articaína e Benzocaína causam metemoglobinemia.
2
O tipo de anestésico local que corresponde a um medicamento hibrido (ester- amida) mais indicado para pacientes com insuficiência hepática, é a:
Mepivacaína.
Lidocaina
Codeína.
Articaína.
3
Sobre as peculiaridades das soluções anestésicas julgue o a frase a seguir em relação a procedimentos em gestante. “Como o fígado do feto não possui um sistema enzimático maduro, a mepivacaína deve ser evitada em pacientes grávidas, pois apresenta biotransformação hepática lenta.’’
Errado
Certo
4
Os cuidados durante uma cirurgia oral com anestésicos locais em hepatopatas devem ser dobrados. Com essa afirmação assinale a alternativa incorreta:
Pacientes portadores de hepatite viral, tumores hepáticos, hepatites crônicas e que utilização algum tipo de droga e álcool, quando sofrem administração de grandes doses ou doses repetidas do fármaco (no caso, concentrações tóxicas), podem passar por situações que levam a morte.
É papel do paciente manter sua hepatopatia em controle com remédios e exames em dia.
É indispensável que o cirurgião dentista faça uma boa anamnese, tenha conhecimento da situação do paciente e da farmacocinética e farmacodinâmica dos anestésicos.
Paciente hepatopatas apresentam uma metabolização mais rápida (pois o fígado é
responsável pela biotransformação destas substâncias) e é acelerada devido à sua
doença.
5
Sendo necessário um procedimento cirúrgico em uma gestante a melhor escolha do anestésico local será?
Lidocaína 2% com fenilefrina a 1:2,500.
Prilocaína 3% com felipressina a 0,03 UI/ml.
Articaína 4% com epinefrina a 1:100.000.
Lidocaína 2% com epinefrina a 1:100.000.
6
Desordens bucais relevantes na odontologia, como a presença de cárie, hipossalivação e doença periodontal . Devemos ressaltar a solicitação de exames laboratoriais para avaliação enzimática é um método eficaz para confirmação de:
Anemia
Alteração hepática.
Diabetes
Hipertensão
7
Em relação ao tratamento odontológico para gestantes, é INCORRETO afirmar:
É recomendado que as soluções anestésicas de uso em Odontologia contenham um agente vasoconstritor em sua composição para retardar a absorção do sal anestésico para a corrente sanguínea e proporcionar uma anestesia mais efetiva à gestante.
A lidocaína a 2% com epinefrina 1:100.000 produz um bom efeito anestésico e é um dos mais seguros entre os anestésicos locais para gestantes.
A felipressina é o sal anestésico que atravessa mais lentamente a placenta sendo indicada, por essa razão, em gestantes.
A dose máxima de anestésico local também é definida pelo vasoconstritor.
Não existe contraindicação absoluta ao uso de vasoconstritores em pacientes grávidas, mas deve-se usar o mínimo de doses efetivas.
8
A gestante que comparece para uma consulta odontológica deve ser considerada paciente de risco. Sabe-se que o período embrionário da gestação, que vai da segunda ao fim da oitava semana, é o momento mais crítico para a ocorrência de malformações no feto, porque nesse momento se inicia o desenvolvimento das principais estruturas do corpo. Nesse período, alguns agentes capazes de causar malformações congênitas são:
Anestésicos locais, radiação e ultrassom;
Radiação, vírus e drogas;
Drogas, instrumentos rotatórios e restaurações de amálgama.
Ultrassom, anestésicos locais e vírus;
Restaurações de amálgama de prata, vírus e ultrassom;
9
Durante o atendimento de urgência de uma paciente com 22 semanas de gestação, o cirurgião-dentista utilizou prilocaína como anestésico local. Com dificuldade de aliviar a dor gerada pela pulpite da paciente, o profissional utilizou vários tubetes. A conduta do cirurgião-dentista foi incorreta, pois ele utilizou anestésico contraindicado para gestantes e a expôs ao risco de gerar uma condição respiratória que diminui a capacidade de carreamento de oxigênio pelo sangue. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que essa condição é conhecida como:
Meta-hemoglobinemia.
hemofilia.
Leucemia
Leptospirose.