1
1- Ela secreta hormônios a partir da influência da liberação e secreção de hormônios que passam pelo hipotálamo no sistema porta.
Bile
Anabólico
Adeno-hipófise
2
2- Secreção produzida pelo fígado, estocada na vesícula biliar e liberada no duodeno. Não possui enzimas digestivas, é composta de sais, pigmentos, colesterol e muco.
Enterócito
Calcitriol
Bile
3
3- É forma ativa da vitamina D.
Anabólico
Calcitriol
Hormônios
4
4- A bilirrubina é uma substância produzida pelo fígado, como resultado da filtragem de glóbulos vermelhos que é realizada pelo órgão.
Bilirrubina
Enterócito
Interação hormonal permissiva
5
5- É um músculo ou grupo muscular que possui a ação anatômica oposta à do agonista. Usualmente o antagonista é um músculo que não está se contraindo e que nem auxilia nem resiste ao movimento, mas que passivamente se alonga ou encurta para permitir que o movimento ocorra.
Trofinas
Antagonista
Insulina
6
6- É um hormônio produzido pelo corpo (pelas células alfa do pâncreas) que tem um efeito oposto ao da insulina (produzido pelas células beta do pâncreas), ou seja, aumenta o açúcar no sangue.
Esteróides
Gastrina
Glucagon
7
7- É um hormônio produzido pelas células G, distribuídas em todo o tubo digestivo. A dosagem de gastrina é fundamental no diagnóstico da síndrome de Zollinger-Ellison (gastrinoma).
Lipase
Cortisol
Gastrina
8
8- É uma glândula localizada atrás do estômago, responsável pela produção de insulina e pela absorção de enzimas da digestão, integra os sistemas digestivo e endócrino.
Paratormônio
Parácrino
Pâncreas
9
9- Enzima ativa que atua no estômago promovendo a quebra de proteínas.
Pepsina
Quimo
Paratormônio
10
10- Uma massa formada no estômago, um órgão alargado que se localiza logo abaixo do esôfago. É no estômago que o alimento é submetido à ação do suco gástrico, composto por, entre outras substâncias, enzimas, água, sais minerais e ácido clorídrico.
Glucagon
Peristalse
Quimo
11
11- Secreção produzida por células da parede estomacal e liberada no lúmen do estômago. Rico em ácido clorídrico, pepsinogênio, fator intrínseco e muco.
Suco pancreático
Suco gástrico
12
12- Secreção produzida no pâncreas e liberada no duodeno, rica em enzimas digestivas (amilase e lipase pancreáticas, além de peptidases) e íons bicarbonato.
Suco gástrico
Suco pancreático
13
13- É um hormônio produzido pela glândula tireoide com função de controlar o metabolismo do organismo. Ele é importante para avaliar o funcionamento da glândula tireoide e o seu valor possibilita detectar doenças como o hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
Ritmo circadiano
Tiroxina
Secretina
14
14- Enzima ativa que atua no duodeno promovendo a quebra de proteínas.
Suco gástrico
Tiroxina
Tripsina
15
15- São enzimas proteolíticas inativas, que são convertidas em suas formas ativas em locais diferentes de onde foram sintetizados, através da ação de enzimas proteolíticas.
Quimo
Vilosidades
Zimogênio