Alívio de tensão
Resumo: O tratamento térmico de alívio de tensões visa reduzir o nível de tensões residuais, principalmente após uma usinagem com grande remoção de material, soldagem ou processo de usinagem através de processo de eletroerosão.
0
0
0
1
Ao realizar o tratamento de Alívio de tensão localizado é possível recuperar instrumentos e peças?
Sim é possível recuperar instrumentos e peças que estejam sujeitos às falhas e desgaste, como, por exemplo, aços com teor elevado de elementos de liga, em peças espessas que passam por ciclos constantes de trabalho, entre outros.
Não, só pode ser feito alívio de tensão na peça por inteiro. E o aço danificado não pode ser recuperado e ou melhorado.
2
Existe benefícios no alívio de tensão localizado para a indústria. Se sim, qual alternativa cita um dos benefícios.
Não tem vantagens para as indústrias pois seu custo é muito alto. E fica impossível sem desmontar as peças.
Um dos maiores benefícios do processo de alívio de tensão é o fato ser aplicado em campo, ou seja, os instrumentos do alivio localizado é levado até o equipamento que se deseja fazer o processo, e nem precisa ser desmontado. Outra vantagem é a economia, é feito somente na região do equipamento desejada.
3
Um dos processos mais utilizados por vários segmentos da indústria é o de Alívio de tensão localizado, principalmente pelo fato desse procedimento conseguir alinhar eficiência com praticidade.
Verdadeiro
Falso
4
O tratamento térmico de alívio de tensões consiste no aquecimento uniforme e controlado de um aço, soldado ou submetido a qualquer processo que gere tensões residuais, a uma temperatura adequada (inferior à temperatura crítica) por um tempo suficiente, seguido por resfriamento, também uniforme e controlado.
Verdadeiro
Falso
5
O aço quando soldado sofre uma grande mudança na sua composição química, gerando uma transformação do material.
A mudança no material não ocorre para danificar o material, é somente consequências do super aquecimento no local soldado.
Essa mudança brusca pode acarretar a ocorrência de tensões residuais e de distorções, que em casos extremos podem causar o surgimento de trincas, as chamadas trincas de têmpera.
6
No que consiste o tratamento térmico de alívio de tensões.
Aquecimento uniforme e controlado de um aço, submetido a qualquer processo que gere tensões residuais, a uma temperatura adequada (inferior à temperatura crítica) por um tempo suficiente.
Afeta outras propriedades dos aços soldados, como a microestrutura, a resistência à tração e a resistência ao impacto. É necessário selecionar uma temperatura que permita atingir propriedades desejáveis no aço.