Alergia alimentar: Mitos e Verdades
Após a apresentação que acabaram de ver, já sabe quais questões se definem como mitos e quais as verdadeiras? Vamos ver!
0
0
0
1
É correto afirmar que pais alérgico têm 100% de chance de terem filhos alérgicos?
Mito. Existe, sim, um componente genético envolvido no desenvolvimento da alergia, mas não é o único determinante. Ou seja, pais alérgicos de fato têm mais chances de terem filhos alérgicos, mas também é comum que pais sem alergia alguma tenham filhos alérgicos.
Verdadeiro. A alergia alimentar caracteriza-se como um componente genético envolvido no desenvolvimento da alergia, sendo passado de pai para filho.
2
O único modo de combater a alergia é eliminando o alimento da dieta de vez?
Mito. Alguns alimentos podem ser administrados com a quantidade correta para que, assim, o organismo se adapte à substância alérgica.
Verdade. Mesmo com todos os tratamentos existentes hoje em dia, o único método garantido é descobrindo qual substância daquele alimento é a causadora da alergia e evitá-la. Observe atentamente os rótulos para não correr riscos.
3
Frutas e verduras não causam alergia alimentar.
Mito. Ainda que sejam alimentos muito saudáveis e recomendados para qualquer dieta, é possível desenvolver alergia a alguns deles.
Verdade. Não há nenhum indício que frutas e verduras são causadoras de alergia alimentar.
4
A criança com alergia alimentar, dentro do ambiente escolar, deve ser inclusa entre os alunos?
Verdadeiro. A escola precisa conversar com a turma e explicar sobre os cuidados que devem ter com a criança que tem alergia ao alimento. Desenvolver atividades educativas que estimulem o cuidado e a generosidade é uma opção.
Mito. Isolar a criança com alergia alimentar durante as refeições é o mais seguro à ela. Seguindo todos os cuidados para que ninguém fique sabendo de sua peculiaridade.
5
É verdade que o nutricionista deve ensinar aos pais sobre a leitura dos rótulos? Por quê?
Mito. A leitura de rótulo não é necessariamente necessária. Basta não consumir nada processado ou ultraprocessado.
Verdade. Pois é através do rótulo que irá determinar os ingredientes que o alimento possui e se existe alguma substância alérgica.
Verdade. Pois é através do rótulo que os pais irão ver do que o filho mais gosta de consumir.
6
Para uma criança diabética, não há restrições quanto à quantidade de frutas comidas.
Mito. Isso vai depender, pois, embora sejam muito saudáveis, elas contém carboidratos e, por isso, devem obedecer ao planejamento alimentar e à contagem dos carboidratos.
Verdade. As frutas podem ser comidas à vontade pelos diabéticos, pois elas contêm carboidratos que são facilmente absorvidos no organismo.