Águas Continentais e Oceânicas
O que acha de testar um pouco os seus conhecimentos sobre um dos recursos fundamentais para a nossa vida, a forma como ele é distribuído e os riscos que ele corre atualmente?
0
0
0
1
A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade considerada por alguns especialistas como desafio maior do novo século. A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água como a contaminação de lençóis freáticos, diminuição da umidade do solo, enchentes e inundações. Pode se afirmar que as principais ações humanas associadas as alterações apresentadas acima são, respectivamente:
Lançamento de lixos nas ruas/uso de fertilizantes/construção de aterros sanitários.
Uso de fertilizantes e aterro sanitários/ lançamento de gases poluentes/ canalização de córregos e rios.
Uso de fertilizantes e aterro sanitários/ desmatamento/ impermeabilização do solo urbano.
2
A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:
O conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.
O lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes.
O aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.
O conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água baixa.
A área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.
3
Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025,duas de cada três pessoas viveram situações e carência de água caso não haja mudança no padrão atual de consumo do produto. Qual das alternativas abaixo é considerada adequada e viável para prevenir a escassez? E a menos adequada?
Desenvolver processos de reutilização da água/substituir hidrelétricas por termelétricas.
Explorar leitos de água subterrânea/substituir hidrelétricas por termelétricas.
Ampliar a oferta de água, captando ela em todos os outros rios/não destruir matas ciliares e de geleiras.
4
O Índice de Pobreza em Água é um indicador criado com a finalidade de estabelecer relações entre o acesso à água potável e as características do meio natural e de cada sociedade. Sendo assim, a maior presença de países em situação crítica quanto ao acesso à água potável está no subcontinente denominado:
África Subsaariana
Oriente Médio
América Andina
Ásia Meridional
5
Os rios são de grande importância para a organização do espaço geográfico, trazendo inúmeros benefícios para a sociedade. Abaixo, apresentam-se alguns dos principais rios do mundo, associados a certas características. Assinale a alternativa em que essa correlação está correta.
Rio Reno.
Rio Sena.
Rio Nilo.
Rio Huang-ho.
Rio Mississipi.
6
A maior bacia hidrográfica do mundo apresenta extenso percurso navegável e drena áreas do Brasil e de outros países sul-americanos, apresentando, também, um grande potencial hidrelétrico ainda muito fracamente aproveitado. O texto da afirmativa se refere à Bacia:
do Tocantins-Araguaia.
do São Francisco.
do Orinoco.
Platina.
Amazônica.
7
Os oceanos ocupam cerca de 70,7% da superfície terrestre, e o _____, com extensão de aproximadamente 146,5 milhões de quilômetros quadrados, é o maior de todos eles. Ele também apresenta a maior profundidade média: 4.049 metros, sendo que o ponto mais profundo, na fossa das Marianas, atinge 11.022 metros”. O nome do oceano que preenche a lacuna conforme as características citadas é o:
Atlântico
Índico.
Glacial Ártico
Pacífico
8
Na foz do rio, os ventos alísios, a corrente norte brasileira e as grandes mares oceânicas geram o fenômeno conhecido como:
Estuário.
Delta.
Piracema.
Pororoca.
9
As espécies desta formação vegetal apresentam raízes que funcionam como escoras. O emaranhado de raízes reduz a velocidade das correntes marinhas, criando um depósito de lama e argila, fundamental para a reprodução da vida marinha. O texto está se referindo à formação vegetal?
Pantanal.
Restinga.
Cerrado.
Manguezal.
Caatinga.
10
(FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ) A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outras, as seguintes características:
Grande potencial hidráulico, predomínio de rios perenes e predomínio de foz do tipo delta.
Drenagem exorreica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz do tipo estuário.
Regime de alimentação pluvial, baixo potencial hidráulico e predomínio de rios de planície.
Predomínio de rios temporários, drenagem endorreica e grande potencial hidráulico.
Drenagem endorreica, predomínio de rios perenes e regime de alimentação pluvial.
11
(UCPEL) Entende-se como bacia hidrográfica o conjunto de terras drenadas pelas águas de um rio principal e seus afluentes. Embora o Brasil apresente problemas de escassez de água no Nordeste, reúne as maiores bacias hidrográficas do planeta. Analise a seguinte afirmativa. A maior bacia hidrográfica do mundo apresenta extenso percurso navegável e drena áreas do Brasil e de outros países sul-americanos, apresentando, também, um grande potencial hidrelétrico ainda muito fracamente aproveitado. O texto da afirmativa se refere à Bacia:
Do São Francisco.
Platina.
Amazônica.
Do Orinoco.
Do Tocantins-Araguaia.
12
(PUC - SP) Após examinar a tabela, e, levando em consideração a distribuição geográfica e o uso da água no Brasil, assinale a alternativa correta:
Diante da baixa densidade demográfica da Região Norte, não se justifica a baixa densidade da rede de água tratada, já que redes de água canalizada são mais viáveis nessas condições.
Apesar da grande disponibilidade de água na região Centro-Oeste, o índice de distribuição de água encanada só se tornará mais elevado quando houver crescimento das atividades agrícolas nessa região.
Embora a Amazônia tenha 70% da água doce no país, o restante encontra-se num equilíbrio relativo com seu quadro demográfico. Por exemplo: o Nordeste possui 5% da água doce, mas sua população está entre as menores do país.
A capacidade econômica das regiões interfere pouco na distribuição de água encanada, pois o fundamental são as condições naturais de distribuição e densidade da rede hidrográfica.
O Brasil detém 12% da água doce no mundo, e cerca de 70% estão na Bacia Amazônica, onde a densidade populacional é a menor do país, mas para Região Norte esse fato não garante um maior acesso de água tratada para a população.
13
(IFCE) O dia mundial da água, data criada pela ONU em 22 de março em 1993, tem por objetivo chamar a atenção para a escassez desse recurso, bem como para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservação e reaproveitamento da água de que dispomos. É correto afirmar-se que:
Embora, na área intertropical do planeta, haja uma dominância de climas chuvosos, os estoques de água doce não são expressivos nessa área, pois essa também é uma área de grande evaporação.
O maior estoque de água doce é subterrâneo, superando o volume de águas em estado sólido (calotas polares, geleiras e neves permanentes), em razão do derretimento provocado pelo efeito estufa.
O Brasil tem grande disponibilidade de água doce e, por essa razão, não enfrenta problemas de abastecimento em nenhuma de suas metrópoles nacionais.
Uma das consequências relacionadas à falta de água potável é o aumento da incidência de doenças, como a diarreia e outros males provocados pela água contaminada, os quais causam a morte de milhões de crianças em todo o mundo.
A impossibilidade da dessalinização de águas salgadas do planeta dificulta a solução de um problema que, com custos pouco elevados, atenderia toda a demanda mundial.
14
(ENEM) À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois
A origem da chuva está diretamente relacionada com a temperatura do ar, sendo que atividades antropogênicas são capazes de provocar interferências em escala local e global.
As chuvas frontais ficarão restritas ao tempo de permanência da frente em uma determinada localidade, o que limitará a produtividade das atividades agrícolas.
As modificações decorrentes do aumento da temperatura do ar diminuirão a umidade e, portanto, aumentarão a aridez em todo o planeta.
A elevação do nível dos mares pelo derretimento das geleiras acarretará redução na ocorrência de chuvas nos continentes, o que implicará a escassez de água para abastecimento.
O maior aquecimento implica menor formação de nuvens e, consequentemente, a eliminação de áreas úmidas e sub úmidas do globo.