AGROCETEM - TESTE O SEU CONHECIMENTO - FBN
Este teste consiste em avaliar o conhecimento dos produtos do fornecedor Agrocete, referente a garantias, recomendações e posicionamentos.
0
0
0
1
O que é a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN)?
São bactérias capazes de capturar o N do ar e transformar em uma forma prontamente assimilável pelas plantas, podendo ser de forma simbiótica ou associativa.
São bactérias capazes de capturar o O² do ar e transformar em uma forma prontamente assimilável pelas plantas, podendo ser de forma simbiótica ou associativa.
São bactérias capazes de capturar o N²atm do ar e transformar em NH4+ amônia uma forma prontamente assimilável pelas plantas, podendo ser de forma simbiótica ou associativa.
2
Quais os benefícios da FBN para a cultura da soja?
Promover uma alta concentração de bactérias sobre a raiz / Incorporar ao solo estirpes de alta capacidade de fixar biologicamente mais amônia do ar / Manter baixos níveis de sobrevivência bacteriana para se obter maior quantidade de nódulos provenientes das bactérias.
Garantir uma alta concentração de bactérias sobre a semente / Incorporar ao solo estirpes de alta capacidade de fixar biologicamente mais nitrogênio do ar / Manter altos níveis de sobrevivência bacteriana para se obter maior quantidade de nódulos provenientes dos inoculantes.
Produzir uma alta concentração de bactérias sobre a planta / Segmentar ao solo estirpes de alta capacidade de fixar biologicamente mais O² do ar / Manter níveis regulares de sobrevivência bacteriana para se obter maior quantidade de nódulos sadios.
3
Qual o momento em que os nódulos fornecem o N2?
A nodulação se inicia a partir do estádio V2, sendo visível em V2/V3, e apresentando máxima nodulação em R1 e R5.3
A nodulação se inicia a partir do estádio V1/V2, sendo visível em V2/V3, e apresentando máxima nodulação em R1/R2 e R5.3
A nodulação se inicia a partir do estádio V4, sendo visível em V5, e apresentando máxima nodulação em R2 / R3.
4
Qual a recomendação do número de bactérias/semente preconizada pela EMBRAPA?
A pesquisa recomenda que para áreas cultivadas sucessivamente com soja, a inoculação deve fornecer no mínimo 1,2 milhões de células por semente, num volume mínimo de 100ml de inoculante por 50kg de sementes.
A pesquisa recomenda que para áreas cultivadas sucessivamente com soja, a inoculação deve fornecer no mínimo 1,4 milhões de células por semente, num volume mínimo de 70ml de inoculante por 50kg de sementes.
A pesquisa recomenda que para áreas cultivadas sucessivamente com soja, a inoculação deve fornecer no mínimo 1,6 milhões de células por semente, num volume mínimo de 100ml de inoculante por 100kg de sementes.
5
O tratamento das sementes com fungicida e (ou) micronutrientes deve ser feito antes ou depois da inoculação?
Antes. É muito importante que o produtor atente para o fato de que o inoculante não pode ser misturado com os fungicidas e micronutrientes, pois os mesmos são, em maior ou menor grau, tóxicos para as bactérias.
Durante. É muito importante que o produtor atente para o fato de que o inoculante não pode ser misturado com os fungicidas e micronutrientes, pois os mesmos são, em maior ou menor grau, tóxicos para as bactérias.
Depois. É muito importante que o produtor atente para o fato de que o inoculante não pode ser misturado com os fungicidas e micronutrientes, pois os mesmos são, em maior ou menor grau, tóxicos para as bactérias.
6
O que é a Coinoculação?
A mistura da soja com fungos fixadoras de nitrogênio é uma prática bem conhecida. Além da inoculação com esses fungos, tem se destacado o uso de outro microrganismo associado ao Bradyrhizobium, denominado Azospirillum. Essa técnica é conhecida por coinoculação ou inoculação conjunta/mista.
A coinoculação da soja com bactérias fixadoras de nitrogênio é uma prática desde 1831. Além da inoculação com essas bactérias, denominado Azospirillum. Essa técnica é conhecida por coinoculação ou inoculação conjunta/mista.
A inoculação da soja com bactérias fixadoras de nitrogênio é uma prática bem conhecida. Além da inoculação com essas bactérias, tem se destacado o uso de outro microrganismo associado ao Bradyrhizobium, denominado Azospirillum. Essa técnica é conhecida por coinoculação ou inoculação conjunta/mista.
7
Qual o papel do Co e Mo na FBN?
O Cobalto (Co) para formar a Nitrogenase e o Molibdênio (Mo) forma o complexo Leghemoglobina.
O Cobalto (Co) para formar a Leghemoglobina e o Molibdênio (Mo) forma o complexo Nitrogenase.
O Molibdênio (Mo) para formar a Leghemoglobina e o Cobalto (Co) forma o complexo Nitrogenase.