Adquirindo energia: digestão
Todos os animais precisam de matéria-prima e energia para crescimento, manutenção, e reprodução. A matéria-prima e a energia usadas no metabolismo vem do alimento. Teste o quanto você conhece de digestão nos animais!
0
0
0
1
O leite de papo é uma secreção do papo de aves progenitoras que é regurgitada para seus filhotes. É uma rica fonte de proteínas e gorduras importantes para o crescimento do filhote. Esta condição é encontrada em alguns grupos de aves, qual grupo nas opções abaixo não possui o leite de papo?
Pombos
Flamingos
Pelicanos
2
2. A digestão das esponjas marinhas (Porifera) acontece de forma intracelular. Alimentam-se de partículas em suspensão na água, que entram pelos poros junto com a água, caem no átrio e sai pela abertura chamada ósculo, os coanócitos flagelados promovem a movimentação e circulação da água nesse sistema. Como ocorre a digestão das partículas de alimento nas esponjas?
Partículas de alimento são fagocitadas pelos coanócitos onde são parcialmente digeridas, em seguida são transportadas para os amebócitos que termina sua digestão.
Partículas de alimento são fagocitadas pelos coanócitos onde são totalmente digeridas.
Partículas de alimento são fagocitadas pelos coanócitos onde são parcialmente digeridas, em seguida são transportadas para os pinacócitos que termina sua digestão.
3
3. Qual dos animais citados abaixo não se alimenta de partículas em suspenção?
Ouriço do Mar (Echinoidea)
Anêmona-do-mar (Cnidaria)
Tubarão Baleia (Chondrichthyes)
4
4. Existe a simbiose entre algas (Zooxanthellae e Zoochlorellae) e poríferos, corais e moluscos. Nos corais a alimentação é obtida de duas formas, através da captação de alimento pelos cnidócitos com nematocistos que capturam pequenos animais e os levam para dentro da cavidade gastrovascular e através da fotossíntese de zooxantelas associadas que produzem açúcares (maltose e glicerol) servindo como alimento para os corais. Diante destas informações, o que a perda das zooxantelas e quebra dessa simbiose causa nos corais?
Causa o embranquecimento dos corais porém não os torna mais fracos.
Causa sua morte logo após a perda das zooxantelas.
Causa enfraquecimento e os torna mais sucessíveis a doenças.
5
5. Alguns grupos de animais se alimentam através da ingestão de massas alimentares, como por exemplo as minhocas (Annelida) que ingerem matéria orgânica ou terra do substrato para obter seus nutrientes. Estes animais possuem uma estrutura formada por dobras do trato intestinal que tem a função de aumentar a superfície de absorção de nutrientes do trato digestivo. Qual o nome dessa estrutura?
Tiflossole
Peritônio
Pigídio
6
6. Nos “peixes” as brânquias são responsáveis pela filtragem da água para obtenção de oxigênio. Existe algum grupo de “peixes” que além da filtragem do oxigênio utilizam as brânquias para obtenção de alimento?
Não. Os peixes utilizam as brânquias apenas para obtenção de oxigênio.
Sim. Em muitos peixes planctônicos (sardinhas, manjubas, etc) as brânquias funcionam com uma rede que captura partículas em suspenção que são ingeridas pelo animal.
Sim. Em alguns peixes carnívoros predadores as brânquias são usadas na captura da presa.
7
7. Em estrelas, a secreção extracorporal de enzimas pelo estômago durante a eversão tem sido sugerida para algumas espécies (jangoux 1982, Goreau 1964). Entretanto, este órgão parece não possuir grandes quantidades de enzimas digestivas, sendo estas produzidas principalmente nos cecos pilóricos que se localizam ao longo dos braços. Além da função de produção enzimática, quais outras funções teriam os cecos pilóricos?
Os cecos pilóricos também seriam os órgãos responsáveis pela absorção e armazenamento.
A função dos cecos pilóricos é de auxiliar na excreção de lipídios e proteínas, contribuindo também para a excreção de aminoácidos, carboidratos, lipídios, água e íon.
Os cecos pilóricos estão localizados antes do intestino médio dos peixes. São compostos por várias dobras e sulcos, que são responsáveis por diminuir a superfície de contato, ocasionando numa melhor absorção de nutrientes, atuando também na secreção de muco. A quantidade e o tamanho desses cecos variam de espécie para espécie.
8
8. Os herbívoros frequentemente têm partes da boca especializadas para a ingestão de plantas. Muitos gastrópodes usam estruturas semelhantes a lixas chamadas rádulas para raspar algas das superfícies de rochas ou para raspar vegetação. As plantas, especialmente algumas pastagens, contêm quantidades relativamente grandes de silicatos e podem ser tremendamente abrasivas. Por consequência ocorre uma especialização nos molares dos herbívoros, para resistir esse desgaste, qual seria?
A câmara pulpar que é a continuação inferior da coroa até as raízes, e termina no ápice da raiz, onde existe uma abertura que permite que as estruturas da câmara pulpar entrem ou saiam.
A raiz do dente, com três camadas.
Os molares dos herbívoros são frequentemente recobertos por uma capa especialmente dura de esmalte para resistir ao desgaste.
9
9. Pássaros como os flamingos também usam a filtração para capturar pequenos animais e outras partículas que eles encontram no fundo lamacento de seu habitat na água doce. O flamingo e a baleia de barbatana exibem acentuada evolução convergente. Qual seria essa estrutura em comum?
Ambos têm a mandíbula inferior grande, a extremidade anterior curva, filtros fibrosos em forma de franja inseridos na mandíbula superior e a língua grande e grossa.
A língua grande e fina, que é usada como um pistão para forçar a água através dos filtros retendo partículas aquáticas.
Ambos apresentam pigmentação rica em carotenoides provenientes da alimentação.
10
10. Numerosos invertebrados e alguns poucos vertebrados se alimentam cortando a parede corpórea de uma presa e então lambendo ou absorvendo os líquidos corpóreos que extravasam pelo corte. Qual recurso que os morcegos vampiros recorrem para se alimentar de gados sem serem incomodados?
A saliva de morcegos vampiros contem um anticoagulante e um analgésico que impedem que o hospedeiro sinta os efeitos da mordida.
Possuem dentes incisivos achatados e cortantes, utilizados para fazer uma pequena incisão superficial na pele do mamífero (doméstico ou silvestre), onde o Morcego-vampiro se alimentará lambendo a ferida. Devido a esse pequeno corte o animal não percebe a injuria.
Possuem folha nasal, mas esta é pouco desenvolvida. Seu lábio inferior é fendido, devido a essa adaptação se torna suave a alimentação do morcego.
11
11. Com exceção de animais que se alimentam de pequenas partículas, tais como celenterados, platelmintos e esponjas, o trato digestivo cefálico da maioria dos metazoários tem glândulas salivares, cuja secreção auxilia a ingestão e digestão mecânica do alimento. Qual a função primaria da secreção salivar?
A função primaria da secreção salivar, a saliva, é de lubrificação para ajudar na deglutição.
Evitar ânsia de vomito e facilitar a ingestão de alimentos ácidos.
Sua principal função é manter a limpeza natural, evitando excesso de caries.
12
12. A capacidade do trato alimentar de se contrair e propelir o material ingerido ao longo do seu comprimento, uma característica chamada motilidade, é importante n função digestiva para:
Propulsão do alimento, quando o anel de contração parcialmente aberto se move para a extremidade, pressionando o conteúdo para frente através do anel fechado na direção da peristase.
Propulsão do bolo alimentar, influenciada por inervações do sistema nervoso simpático, que recebem seus impulsos pincipalmente por nervo vago, com funções de mediar ações do trato digestório.
Propulsão do alimento ao longo do comprimento inteiro do canal alimentar e expulsão final do material fecal, tratamento mecânico por meio de trituração e compressão do alimento. E mistura do conteúdo de modo a haver renovação contínua do material em contato com a superfície secretora.
13
13. Muitos herbivoros consomem alimentos ricos em paredes celulares, que contem celulose, hemicelulose e lignina. A celulose que é a mais abundante consiste em moléculas de glicose polimerizadas por meio de ligações beta- 1,4. O que torna esse alimento viável para animais que pastejam?
Inicialmente, o alimento é apreendido com a boca, Ao mesmo tempo, os alimentos são umedecidos pela saliva, que é secretada em grande quantidade, com o objetivo de amolecer o alimento. Este amolecimento continuará no rúmen, onde chega também a água ingerida pelo animal.
Quando esses animais estão com o alimento na boca, eles o mastigam. Uma vez deglutido, esse alimento vai para o rúmen, onde é amassado. Depois de fermentado, os carboidratos dos vegetais (celulose, amido e açucares) serão eliminados pelas papilas ruminais, fornecendo energia ao animal, além de vitaminas, metano e gás carbônico.
Os microorganismos simbiontes captam moléculas de celulose, digerindo-a intracelularmente e passando alguns fragmentos digeridos para o líquido circudante, essas bactérias simbiontes se multiplicam e elas próprias são digeridas subsequentemente.
14
14. Os produtos da digestão (aminoácidos de proteínas, açúcares de carboidratos etc.) são transportados do trato gastrointestinal para célula e tecidos dos animais. Em um organismo unicelular, os produtos da digestão deixam o vacúolo alimentar para entrar no citoplasma que os rodeia. Em um animal multicelular, esses produtos devem ser transportados para a circulação de que forma?
Através das enzimas digestivas
Através de poros aquosos
Através do epitélio absortivo
15
15. Os animais diferem em suas capacidades de sintetizar as substâncias fundamentais para a manutenção e o crescimento. Assim, para uma dada espécie animal, certos co-fatores ou elementos unitários essenciais para reações bioquímicas importantes ou para a produção de moléculas dos tecidos podem ser requeridos das fontes alimentares simplesmente porque tais substancias não podem ser produzidas pelo animal. Tais itens como são conhecidos?
Nutrientes essenciais
Hidroxiapatita
Estado nutricional equilibrado
16
16. Qual destes grupos possui sistema digestivo completo?
Ofiuroides
Bivalves
Platelmintos
17
17. Tomando como exemplo o sistema digestivo humano, quais das opções abaixo são os três hormônios do trato gastrointestinal responsáveis pela digestão?
Grelina, Ricina e Gastrina.
Gastrina, Estricnina e Secretina.
Gastrina, Cisticinina e Secretina.
18
18. Na composição do corpo de um mamífero, se excluirmos a água seu peso em quilogramas é combinado pelos cinco principais componentes corporais que são: lipídeos, minerais, proteínas, carboidratos e ácidos nucleicos. Destes cinto, apenas um constitui metade de toda a matéria orgânica de um mamífero, qual é este componente?
Carboidratos
Lipídeos
Proteínas
19
19. A digestão é definida como:
A quebra de moléculas de alimentos por ação enzimática, essas moléculas são degradadas em unidades mais simples para que possam ser absorvidas e metabolizadas para fornecer energia.
O transporte de moléculas de alimentos pelo sistema digestivo para que possam ser metabolizadas para fornecer energia.
A quebra de moléculas de alimentos por ação hormonal, essas moléculas transportadas pelo tubo digestivo para que possam ser absorvidas para fornecer energia.
20
20. “Gorduras” são substâncias orgânicas de origem vegetal ou animal, usadas como reserva de energia pelos organismos. São formadas em sua grande parte por triacilgliceróis. O triacilgliceról é resultado da condensação de um composto orgânico com ácidos, quais são esses compostos?
Amina com ácidos linoleicos.
Glicerol com ácidos graxos.
Éster com ácidos hialurônicos.