A importância do cirurgião-dentista em promover a saúde coletiva.
Marque a alternativa correta.
0
0
0
1
QUESTÃO 1: Qual é a principal diferença entre o diagnóstico clínico e o diagnóstico comunitário?
O diagnóstico clínico se concentra na saúde de um indivíduo, enquanto o diagnóstico comunitário considera a saúde de uma população.
O diagnóstico comunitário é voltado apenas para crianças e adolescentes.
O diagnóstico clínico é realizado por médicos, enquanto o diagnóstico comunitário é feito por pesquisadores acadêmicos.
Não há diferença significativa entre os dois tipos de diagnóstico.
2
QUESTÃO 2: Qual é o objetivo principal do diagnóstico comunitário?
Compartilhar informações médicas confidenciais com a comunidade.
Identificar doenças específicas em pacientes individuais.
Compreender as necessidades de saúde e os determinantes sociais em uma população, e planejar intervenções de saúde pública.
Avaliar a eficácia de tratamentos odontológicos avançados.
3
QUESTÃO 3: Qual é a principal importância da saúde coletiva na Odontologia?
Promover o uso de produtos odontológicos comerciais.
Treinar cirurgiões dentistas para procedimentos especializados.
Abordar questões de saúde bucal em nível populacional e reduzir disparidades de saúde.
Fornecer tratamentos odontológicos de alta tecnologia.
4
QUESTÃO 4: Como a saúde coletiva, relacionada à Odontologia, contribui para a melhoria da saúde bucal da população?
Treinando cirurgiões dentistas em técnicas avançadas de procedimentos.
Realizando campanhas de marketing para as clínicas odontológicas.
Fornecendo tratamento odontológico gratuito para todos.
Compreendendo as determinantes sociais e as necessidades de saúde bucal da comunidade e planejando estratégias de prevenção e promoção.
5
QUESTÃO 5: A Política Nacional de Saúde Bucal tem alterado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre à saúde bucal no âmbito do SUS, é INCORRETO inferir que:
A Atenção Primária é responsável pelo primeiro atendimento ao usuário e pelo encaminhamento aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO's) e/ou hospitais.
São ofertados diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; atendimento a portadores de necessidades especiais.
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO's) são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados dos casos mais complexos apenas.
O tratamento oferecido é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de Atenção Primária e, no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família (ESF), pelas equipes de saúde bucal.
6
QUESTÃO 6: De acordo com as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, são ações de promoção e proteção de saúde: I. Fluoretação das águas. II. Educação em saúde. III. Higiene bucal supervisionada. IV. Aplicação tópica de flúor. É CORRETO o que se afirma em:
Somente a alternativa IV está incorreta.
Todas as alternativas estão corretas.
Somente as alternativas II e III estão corretas.
Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
7
QUESTÃO 7: No ano de 2003, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde Bucal. Este programa constitui-se em uma série de medidas que visam garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, e é fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população. Qual é o nome deste programa?
Cuida mais Brasil.
Saúde na escola.
Dentição livre de cárie.
Brasil Sorridente.
8
QUESTÃO 8: A promoção de saúde bucal está inserida em um conceito amplo de saúde que transcende a dimensão meramente técnica do setor odontológico, integrando-a às demais práticas da saúde coletiva. Diante disso, assinale a alternativa correta.
Do ponto de vista da promoção da saúde e da prevenção da cárie, a utilização do fluoreto na água de abastecimento público é de extrema importância na redução dos índices de cárie.
A construção de políticas públicas para promoção da saúde deve ser direcionada a desenvolver estratégias apenas para pessoas que apresentam lesões cariosas em boca.
A promoção da saúde é de extrema importância para o indivíduo, mas não é capaz de diminuir a necessidade da atenção técnica do setor odontológico.
O estilo de vida do indivíduo não é um fator determinante para a promoção da saúde.
9
QUESTÃO 9: De acordo com a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), analise as assertivas abaixo. I. A fluoretação das águas é um exemplo de ação de promoção e proteção à saúde. II. O Acolhimento não pode ser considerado um princípio norteador das ações dentro da PNSB. III. A equipe de saúde bucal pode desenvolver atividades de Educação em Saúde na comunidade em que atua. IV. O principal objetivo da PNSB é a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos. Quais estão INCORRETAS?
Apenas I e II.
Apenas I.
Apenas II, III e IV.
Apenas II.
10
QUESTÃO 10: Sobre a educação em saúde bucal, é CORRETO afirmar que:
A abordagem coletiva de crianças deve ser planejada dentro da linha de cuidado de saúde da criança e com atuação única e exclusiva e isolada da equipe de saúde bucal.
Deve ser realizada exclusivamente nos espaços sociais, como as creches, escolas regulares, escolas de esporte, grupos religiosos, grupos de mães e associações comunitárias e nunca nos espaços da unidade de saúde.
As ações de educação em saúde bucal, voltadas aos diferentes grupos de crianças, devem ocorrer só uma vez ao ano e com rodízio entre os grupos etários anualmente e obrigatoriamente na semana em que se comemora o dia da criança.
Contribui para desenvolver nos indivíduos e no grupo a capacidade de analisar criticamente a sua realidade, de decidir ações conjuntas para resolver problemas de saúde e modificar situações.