A agricultura e a ocupação do espaço
Vamos rever os conhecimentos de História sobre a Agricultura e a Ocupação do Espaço pelos grupos humanos. Atenção às perguntas e responda:
0
0
0
1
Durante milhares de anos os primeiros humanos se deslocavam para vários lugares em busca de alimentos. Porém com a observação do ambiente, perceberam algumas particularidades da natureza. APONTE abaixo, a opção CORRETA que tenha essas particularidades.
Com as cheias dos rios era mais fácil limpar a casa e tomar banho.
As frutas e vegetais eram mais saudáveis perto dos rios.
Aumento do fluxo de água por causa do desentupimento dos canos.
As sementes que caíam no chão, depois de algum tempo, germinavam, gerando novos frutos. Locais próximos aos rios eram ricos em vegetais e frutas e também facilitava a caça pela procura da água pelo animais.
2
A foto nos apresenta uma técnica agrícola. Essas técnicas agrícolas aumentaram a produção dos alimentos e com isso não precisavam sair mais da terra em que estavam. Tudo isso deu início ao que chamamos de:
Processo de sedentarização.
Industrialização dos alimentos.
Redes de supermercados.
Veganismo
3
Atualmente, a fabricação das ferramentas voltadas para o uso agrícola utilizam diversos materiais diferentes das que eram criadas pelos primeiros humanos. Por essa informação, responda: Quais eram os materiais utilizados por esses primeiros humanos na produção dessas ferramentas agrícolas?
Vidros, plásticos, madeira e ferro
Madeira de lei, borracha, cipó e folhas de bananeira.
Aço inoxidável, cobre, estanho e platina
Pedras, pedaços de ossos, marfim, pedaços de árvores.
4
O desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais foram fatores importantes para a sedentarização dos povos. A produção em excesso desses alimentos provocou outro processo dentro desses grupos humanos. IDENTIFIQUE abaixo a opção que contenha o nome desse processo.
Idade dos Alimentos
Industrialização alimentícia
Crescimento populacional
Crescimento humano desgovernado
5
A transição da vida nômade para a sedentarizada foi um processo longo, que durou milhares de anos. Aos poucos, a fixação desse grupos humanos e a convivência diária trouxe a necessidade de se criar uma organização mais complexa. Sendo assim, alguns desses grupos passaram a se organizar em:
Grupos familiares ou clãs.
Grupos de adultos, idosos e crianças.
Grupos definidos pelo gênero.
Grupos religiosos e grupos de trabalho.