3º ANO - FILOSOFIA - ARTHUR SCHOPENHAUER
Atividade proposta para o 3º ano do Colégio Líder em filosofia
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O conceito representação na filosofia de Schopenhauer significa:
a forma que o homem se espelha no mundo, vejo aquilo que quero ver, ouço aquilo que quero ouvir.
a forma que o homem se relaciona com o mundo, utilizando-se de valores e moral
a forma que o homem é capaz de representar o mundo por intermédio de seus sentidos e intelecto.
essência do mundo, solução para o enigma do universo.
2
O conceito vontade para Schopenhauer significa:
essência do mundo, a coisa em si kantiana, percebida imediatamente por intermédio de meu próprio corpo.
querer inconsciente de todos pela preservação do outro.
querer inconsciente de todos pela preservação do outro.
essência do mundo, amor, ódio e salvação.
3
De acordo com a filosofia de Schopenhauer, a vontade se manifesta no ser humano a partir:
de sua consciência imanente de si mesmo e do mundo.
da sua autopreservação, desvinculada da espécie.
de seu desejo de reprodução e seu instinto de sobrevivência.
de seu querer consciente do mundo.
4
Pensamentos que influenciaram Schopenhauer foram
Maquiavel, Marx e Freud
Upanixades, Platão e Kant.
Platão, Aristóteles e Cristianismo.
Descartes, David Hume e Hegel.
5
O amor para Schopenhauer é:
é central em sua filosofia, pois explica como representamos o mundo.
é central em sua filosofia, pois explica a vontade objetivada nos seres humanos.
é secundário em sua filosofia, pois ocupa conotação sexual e depravada.
é secundário em sua filosofia, pois o pensamento e razão são manifestações mais profundas de nosso ser.
6
(ENEM) "Sentimos que toda satisfação de nossos desejos advinda do mundo assemelha-se à esmola que mantém hoje o mendigo vivo, porém prolonga amanhã a sua fome. A resignação, ao contrário, assemelha-se a fortuna herdada: livra o herdeiro para sempre de todas as preocupações." (Schopenhauer, Arthur. Aforismo para a sabedoria da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2005) O trecho destaca uma ideia remanescente de uma tradição filosófica ocidental, segundo a qual a felicidade se mostra indissociavelmente ligada à:
administração da independência interior.
consagração de relacionamentos afetivos.
fugacidade do conhecimento empírico.
liberdade de expressão religiosa.