Curiosidades sobre animais
No Dia Mundial do Animal, comemorado em 04/10, separamos algumas curiosidades sobre 10 animais espelhados pelo mundo. Vem conferir.
0
0
0
1
Tubarões
Os tubarões existem há centenas de milhões de anos e, embora continuem a evoluir, também estão em grave perigo. Em grande parte, devido à sobrepesca, as populações de tubarões e raias caíram 71,1% entre 1970 e 2018.
2
Gafanhotos
O gafanhoto é um inseto herbívoro conhecido pelo fato de algumas de suas espécies serem pragas de plantações. O macho, geralmente menor que a fêmea, sobe em seu dorso no acasalamento. Algumas espécies migram em busca de condições adequadas para reprodução e alimentação, formando as chamadas nuvens de gafanhotos.
3
Leão
Os leões ocupam o segundo lugar entre os maiores felinos, ficando atrás apenas dos tigres. Embora existam diferentes tipos de leões, como os leões asiáticos e africanos, a maioria deles tem geralmente entre 1,70 e 2,10 metros de comprimento. Em termos de peso, um leão pode pesar entre 150 e 200 kg.
4
Aranha
Uma aranha pode usar os fios para sua segurança, para a construção de ninhos ou sacos de ovos, para revestimento de tocas e outras utilidades. Outra curiosidade sobre as teias das aranhas é que algumas espécies podem produzir uma teia novinha em poucos minutos enquanto outras levam toda uma noite para formá-la!
5
Pinguim
O menor pinguim tem apenas 30 centímetros de altura. Ele tem, em média, 30 centímetros de altura e um peso de 1,1 a 1,2 quilos. Essa espécie passa a maior parte do tempo brincando no oceano. Já o maior pinguim vivo é o pinguim-imperador - que atinge até 1,22 metros de altura e pode pesar até 40 quilos.
6
Abelhas
As abelhas prestam um serviço fundamental para a humanidade e a biodiversidade, pois são responsáveis pela polinização de aproximadamente 73% das plantas no mundo. Criar abelhas ainda se destina à produção de própolis, pólen, geleia real e apitoxina. Esses produtos servem de matéria-prima para as indústrias farmacêuticas, alimentícias e cosméticas e geram renda para milhares de famílias apicultoras.
7
Avestruz
Avestruzes são as maiores aves viventes e, apesar de serem aves, são incapazes de voar. Entretanto, atingem altas velocidades, correndo a uma velocidade de até 70 km/h. Suas pernas fortes são usadas para deferir golpes contra suas ameaças. São animais onívoros e podem viver cerca de 70 anos.
8
Elefantes
Elefantes estão entre os animais mais inteligentes da Terra! Além disso, eles possuem o maior cérebro do reino animal, que pode pesar mais de 5 quilos. Eles são conhecidos por terem memórias incríveis: podem se lembrar de caminhos com centenas de quilômetros de extensão e também se reconhecem após anos de separação.
9
Urso-polar
A pelagem de um urso-polar é composta por duas camadas: a mais curta fornece isolamento contra o clima e a mais longa evita que a água atinja a pelagem curta e a pele. Em curtas distâncias, os ursos podem usar apenas as patas traseiras para se locomoverem. Eles também costumam ficar em pé para ter uma melhor visão ou sentir o cheiro do que está à sua frente.
10
Peixes
Os peixes dormem de olhos abertos porque não têm pálpebras, apesar de se manterem sempre em vigília. Quando dormem ficam imóveis ou têm movimentos lentos. Abrem e fecham a boca, para irem respirando. Alguns peixes não param de nadar e para descansar desaceleram o metabolismo e boiam.