Confira oito maneiras de manter a saúde financeira da sua família
Atualmente, existe uma lei que obriga as escolas a ensinarem Educação Financeira aos pequenos, mas nem sempre foi assim. Se nossas crianças já estão sendo preparadas para enfrentar as adversidades do mundo do dinheiro desde cedo, as gerações mais antigas aprenderam às duras penas como equilibrar as finanças. Se você ainda não sabe como manter a saúde financeira da sua família, seguem oito dicas fundamentais.
0
0
0
1
Gaste menos do que ganha.
Para que no fim do mês sobre dinheiro para economizar, não há muito segredo: você deve gastar menos do que ganha. Essa é a regra básica da educação financeira. É preciso manter uma constância no dinheiro economizado todos os meses, evitando pular um mês ou guardar menos do que havia planejado.
2
Envolva toda a família na organização financeira
Quando toda a família está envolvida, cada membro passa a ter mais consciência da importância de economizar e colaborar para uma vida financeira melhor. Todos devem contribuir dizendo com o que gastaram e economizando quando podem, inclusive as crianças
3
Faça uma poupança programada
Não deixe a tarefa de economizar para o fim do mês. faça uma poupança programada para o dia do seu pagamento. Estipule um valor que não vá interferir no seu orçamento e esconda-o antes de começar a gastar com as outras coisas.
4
Corte gastos desnecessários
Tente se livrar de tudo que é supérfluo e assim guardar dinheiro para o que realmente importa. Muitos gastos como TV a cabo, compras, restaurantes, lanches, podem ser evitados e deixaria de gastar bastante dinheiro das suas economias. Avaliar suas compras de supermercado, ou meios de transporte, ou luzes acessas podem ajudar nos pequenos gastos desnecessários todos os meses.
5
Negocie suas dívidas
Se você tem alguma dívida estude alguma forma de quitá-la ou diminuí-la. Comprou um carro ou uma casa e o juros estão altos? Negocie em outros bancos. Se está pagando um empréstimo, verifique se consegue ficar livre dele. Muitas vezes, uma dívida pode resolver um problema, mas pode criar outro. Por isso, busque uma forma de pagar o menor juros possível. Esse é um gasto constante que deve ser evitado
6
Tenha uma reserva de emergência
Sabe aquele dinheiro guardado que pode salvar as contas no final do mês depois de um aperto? Pois é, este valor é o que se conhece como reserva de emergência. É um valor importante que se guarda para momentos de eventuais necessidades e imprevistos que possam acontecer. Por exemplo: quebrou o computador e vai precisar de um novo, ou o conserto do carro, ou algum remédio caro que você não previa, qualquer urgência que você não esperava. Esta reserva de emergência vai te ajudar a manter o controle das despesas da casa e não vai comprometer seus investimentos.
7
Viva sempre um degrau abaixo do que sua renda permite
Independentemente da sua renda, é necessário viver sempre um degrau abaixo da capacidade financeira. Se o bilionário Mark Zuckerberg (Meta), do ranking global da Forbes, usa a estratégia de gastar menos do que ganha para acumular patrimônio, abrindo mão de alguns luxos mesmo ganhando milhões, você pode tentar fazer o mesmo. Esse é o segredo para evitar um efeito chamado “inflação do custo de vida”, que leva as pessoas a aumentarem seus gastos toda vez que conseguem um aumento de salário.
8
Tenha uma planilha de controle de gastos
Faça uma planilha de controle de gastos. Parece que sabemos tudo o que gastamos, e o que de fato entra e sai de dinheiro, mas quando anotamos e fazemos uma planilha de controle, vemos que coisas que parecem pequenas, como por exemplo, o gasto de 15 reais no Uber, parece inofensivo, porém, se somamos vários, no final do mês, o montante pode estourar o orçamento e comprometer a sua programação financeira.